Menu
em

Militares de PG treinam em área com indígenas em Santa Catarina

Imagem: SAER/Polícia Civil/Divulgação

Militares de Ponta Grossa estão realizando um treinamento, em uma área que foi tomada por indígenas, na localidade de Três Barras, em Santa Catarina. Desde o último dia 26 de julho, a 5ª Brigada de Cavalaria Blindada está atuando em exercício da Força de Prontidão (FORPRON), no Campo de Instrução Marechal Hermes, na Fazenda São João da Barra e em seus arredores. A atividade seria apenas um exercício, nos moldes do que já ocorreu em Ponta Grossa dias atrás. No entanto, a presença dos indígenas em Santa Catarina, na região dos exercícios, não estava prevista.

Indígenas em Santa Catarina

Segundo informações de noticiários locais, o conflito indígena ocorre na região de São João dos Cavalheiros, em Três Barras. No último domingo (30), equipes da Polícia Militar atenderam a uma tentativa de invasão de terras. Três ônibus vindos de Chapecó levaram cerca de 150 indígenas, que teriam tentado invadir uma fazenda. Eles acabaram contidos por seguranças da propriedade e pelos PMs.

Chapecó

As informações locais também dão conta que esses indígenas teriam saído da aldeia Kondá, em Chapecó, após casas da aldeia terem sido incendiadas no sábado (29). Os incêndios ocorreram semanas após a morte de um indígena na aldeia, em conflito causado por um suposto descontentamento com o resultado das eleições para cacique, que aconteceram no ano passado.

Preparação

Entre os dias 11 e 21 de julho, foi realizada em PG a Simulação Viva, do 4º Ciclo da Força de Prontidão. Conforme detalhado pela 5ª Bda C Bld em comunicado à imprensa, as atividades da FORPRON fazem parte do Sistema de Prontidão Operacional da Força Terrestre, voltado à preparação de grandes efetivos.

Confira o comunicado na íntegra:

Permanência

Segundo o comunicado do Exército, apesar do aparente conflito indígena, a atividade em Três Barras continuará até que seja realizado o rodízio de todos os Pelotões, para que seja alcançado o desejado nível de eficiência operacional. O treinamento é focado em exercícios de Operação de Garantia da Lei e da Ordem (Op GLO).

*Com informações de: Portal RDX e Canoinhas Online

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile