Ato de repúdio em frente da agência aconteceu durante todo o dia de ontem Foto: Rodrigo Covolan |
O banco Mercantil do Brasil (MB) anunciou ontem o fechamento de sete agências no país, entre elas a de Ponta Grossa, inaugurada em 1966 e única no município. A decisão pegou de surpresa não só os colaboradores da instituição, mas os clientes e o Sindicato dos Bancários, que reprova a atitude da empresa. Um ato de repúdio foi realizado durante todo o dia desta terça-feira em frente à unidade, localizada na Rua XV de Novembro, pelos sindicalistas e bancários.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários de Ponta Grossa e Região, Gilberto Leite, o comunicado do fechamento foi feito pelo banco aos oito funcionários na última terça-feira. O banco demitiu todos os colaboradores sem oportunizar transferência para outras unidades. Ele não considerou todos os anos de serviço prestados pelos trabalhadores à empresa, lamenta.
Para Gilberto, o banco não agiu de forma correta. Sabemos que o banco não quebrou, mas eles demitiram sem aviso prévio. Deveriam ter comunicado previamente os clientes e realocado todos os funcionários, pois são 182 agências do Mercantil no país, afirma. O funcionário mais antigo da unidade de Ponta Grossa tem 35 anos de banco. Todos são pais de família com compromisso assumido, com história dentro da empresa e nada foi levando em consideração, completa.
Leia mais na edição impressa