em

Mercado se adapta ao atendimento de pessoas com deficiências

 

Os veículos voltados para portadores de necessidades especiais precisam passar por adaptações e inspeções antes de serem liberados para trafegar. Em Ponta Grossa, uma empresa presta este tipo de serviço e adapta os veículos conforme cada necessidade de seu cliente.

A adaptação de um carro para portadores de necessidades especiais também pode resultar na concessão da isenção do IPI. Para que os proprietários deste tipo de veículo possar ser beneficiado com este desconto, ele precisa de apresentar uma série de documentos à Receita Federal, que irá analisar o processo e caso aprove encaminha a liberação ao proprietário, para que ele solicite as adaptações, que após concluídas deverão ser submetidas a uma inspeção por uma empresa ou órgão autorizado.

De acordo com Paulo Roberto Hoeldtke, proprietário da CDCar, empresa que adapta veículos para os portadores de necessidades especiais em Ponta Grossa, cada ajuste é feito conforme a situação de cada motorista. “Cada adaptação tem um procedimento. Ela é feita de acordo com cada necessidade de cada motorista”, explica.

Hoeldtke afirma que a cada mês, em média, entre cinco e 10 pedidos de adaptações de veículos são feitos em sua empresa.

O processo para a adaptação de um veículo, segundo Hoeldtke, leva de um a três dias, variando conforme a complexidade dos ajustes. “A adaptação mais simples, por exemplo, que seria uma inversão de pedal de aceleração, para um motorista que não tenha uma perna, por exemplo, leva um dia. Já uma adaptação mais complexa, para fazer com que a aceleração seja no volante (para quem não tem os movimentos nas pernas, ou tem pés ou pernas amputadas, por exemplo), é mais complexa e podem levar até três dias”, explica o proprietário da empresa.

Proprietário da empresa há um ano – a companhia presta este tipo de serviço em Ponta Grossa há três – ressalta a importância de se oferecer veículos adaptados para os portadores de necessidades. “É algo importante para acessibilidade também. Dirigir faz parte da rotina, da vida dessas pessoas, e um carro pode auxiliá-los no momento de se deslocar, pode tornar a vida mais fácil”, explica.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.