em

Mercado precisa de técnicos, diz gerente do Senai

 

A indústria precisa de técnicos e absorve todos aqueles que têm uma boa formação, diz o gerente de Olimpíadas e Concursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), José Luis Leitão. “Faltam profissionais no mercado. Temos um déficit em todas as áreas tecnológicas. Se tem qualificação, tem emprego”, acrescenta.

O Senai é o organizador da Olimpíada do Conhecimento, que está em sua oitava edição e ocorre em Belo Horizonte. O torneio testa as habilidades técnicas e pessoais de jovens com até 21 anos que fizeram ou estão concluindo cursos técnicos ou de aprendizagem profissional do Senai, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e institutos federais de Tecnologia. Participam mais de 700 competidores.

“Nenhum dos que estão aqui está desempregado. Eles serão contratados, quer queiram quer não. Chegam a um nível em que a absorção é muito grande”, diz Leitão.

Os cursos técnicos cresceram no país nos últimos anos, mas chegam a apenas 7% dos jovens entre 15 e 19 anos, segundo o diretor-geral do Senai, Rafael Lucchesi. Pelo Plano Nacional de Educação, que deverá ser cumprido nos próximos dez anos, o país terá que triplicar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio.

A técnica em joalheria Maryane Ribeiro, do Rio de Janeiro, também acredita que a competição conta pontos no currículo. Ela se prepara desde agosto do ano passado para participar. “Eu costumo me esforçar muito, sou comprometida”, diz sobre o diferencial que a trouxe para a etapa nacional. Na prova dessa quarta-feira, Maryane recebeu um desenho e teve que, com os materiais dados, executá-lo.

O avaliador da competição de soldagem, Rafael Wenderson, diz que é preciso dedicação e estudo de quem quer participar da olimpíada: “Tudo que eu tenho hoje é por causa das olimpíadas”, diz ele, que foi ouro na etapa nacional e prata no torneio mundial, WorldSkills, na Alemanha, em 2013. “Quando o competidor chega se achando, eu já brigo. O medalhista tem que ser uma pessoa de que os outros gostem, uma pessoa que até ajuda a ensinar”.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.