em

Médicos homenageados por 50 anos de atividade exemplar

Como parte das comemorações do Dia do Médico, neste sábado (18 de outubro), o Conselho Regional de Medicina do Paraná vai homenagear 64 profissionais que alcançaram 50 anos de atividades cumpridos de forma exemplar. Eles recebem o Diploma de Mérito Ético-Profissional, comenda instituída há 28 anos para reverenciar aqueles que dignificam a Medicina e se constituem em exemplo de conduta aos que se iniciam ou exercem a profissão. A tradicional solenidade começa às 19 horas na Casa do Médico, a sede do CRM-PR em Curitiba.

Dos médicos distinguidos com a honraria, 41 formaram-se pela Universidade Federal do Paraná, 11 pela PUCPR e 14 por outras faculdades. A maioria deles (30) reside em Curitiba. Outros sete são de Maringá, quatro de Londrina e os demais de 23 outros municípios paranaenses. Do grupo faz parte o casal Antonio Elias Carlos Dextre e Cleusa Pereira de Carlos, que se formaram juntos. Recebem o Diploma de Mérito e também o Símbolo da Medicina das mãos da filha médica Rosângela Maria Pereira de Carlos.

Para muitos dos profissionais que comemoram o Jubileu de Ouro a Medicina se transformou em tradição. É o caso do cirurgião geral Américo Ribeiro do Nascimento, que viu os quatro filhos seguirem seus passos: Américo Filho, Saturnino Neto, Luciana e Carolina. O Dr. João Jairney Maniglia, de Curitiba, tem três filhos médicos – Ricardo, Sérgio e Fábio ?, o mesmo ocorrendo com o Dr. Shigueru Sonehara, de Paranavaí, pai dos médicos Fábio, Hélio e Marcos.

Dentre as famílias que se distinguem na opção pela Medicina está a do Dr. Orlando Sanchez, de Ivaiporã, que é casado com a também médica Neusa Lucena Sanches e tem os filhos Luciana e Orlando Junior seguindo na profissão. Os Drs. Hernan Alberto Del Carpio Perez, de Vitorino, e Francisco da Silva Furtado, de Curitiba, também têm dois filhos médicos.

O grupo reverenciado pelo cinquentenário de formatura inclui somente cinco mulheres: Vilma Astrid Balarezo de Acuna e Natalina Maria Agostini Buquera, ambas de Curitiba; Teresa Tie Oshiro Mocelin, de Londrina, e Maria das Neves Almeida Silva, de São Tomé, além da Dra. Cleusa Pereira de Carlos. Na década de 1960, o número de mulheres ainda era pequeno na Medicina. Nos últimos anos, elas se tornaram maioria no ingresso às escolas médicas. Hoje, dos 21.842 médicos em atividade no Paraná, 8.164 (37%) são mulheres. No Estado, são 15 as faculdades de Medicina e 1.351 o número de vagas para ingresso.

Outra homenagem

Como parte da cerimônia do Dia do Médico, comemoração que tem origem cristã na referência ao apóstolo Lucas, o CRM-PR também vai homenagear o médico Gerson Zafalon Martins, que nos últimos 15 anos representou o Paraná no Conselho Federal de Medicina. Ele deixou a função em 30 de setembro, depois de destacada atuação em prol da Medicina e da propagação da ética e do conhecimento. Gerson também presidiu o CRM do Paraná de fevereiro de 2007 a setembro de 2008.

Concurso de monografias

Ainda no evento haverá a premiação do 25.º Concurso de Monografias sobre Ética Médica, Bioética e Profissão Médica, que este ano teve como tema “Aspectos éticos médicos e a internet”. O vencedor foi o médico Eduardo Morais de Castro, residente em Patologia no Hospital Heliópolis, em São Paulo.

Curiosidade

Até o final da década de 1960, o Paraná tinha somente quatro escolas médicas: UFPR (fundada em 1912), Católica (1960), Universidade Estadual de Londrina (1967) e Evangélica (1969).

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.