em

‘Março Laranja’ debate violência contra a mulher

Audiência pública na sede da ACIPG irá abordar a violência contra a mulher

 

 

 

A Força Sindical do Paraná promove hoje uma audiência pública, às 19 horas, na Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) com o tema “Solidariedade Mulher – Pelo fim da violência”. O evento é aberto à população e terá a participação de autoridades políticas, lideranças sindicais, movimentos sociais, além de representantes do Ministério Público e Poder Judiciário.

A audiência é uma das ações do projeto “Março Laranja”, criado pela Força PR e que tem como objetivo reivindicar junto ao poder público, a criação/instalação de mecanismos de proteção à mulher, tanto em nível municipal como estadual. São eles: Secretaria Municipal de Políticas para a Mulher, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Delegacia Especializada em violência contra a Mulher (órgão estadual) e Defensoria Pública da Mulher (órgão estadual).

A Força PR já promoveu audiências públicas sobre o tema em Campo Largo, São José dos Pinhais, Colombo, Matinhos, Araucária, Pontal do Paraná, Fazenda Rio Grande e Maringá. As próximas acontecem hoje (21/03) em Ponta Grossa e em Curitiba no dia 27/03. “É uma força-tarefa que criamos para discutir a situação da mulher e cobrar do poder público a instalação dos mecanismos de proteção”, afirma o presidente estadual estadual da central, Nelson Silva de Souza, o Nelsão.

 

De 2009 a 2011, um total de 1.039 mulheres foram mortas no Paraná por feminicídio (morte em razão de gênero), média de 354 por ano. A cada quatro minutos, uma mulher é vítima de agressão no país. Os dados são do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O estudo mostra ainda que o Paraná é o quarto estado brasileiro com maior número de feminicídios: 7,24 a cada 100 mil. O primeiro é o Espírito Santo, com 11,24 mortes a cada 100 mil. “A situação chegou a um ponto crítico. Não podemos mais conviver com essa situação de extrema violência contra a mulher. Precisamos de atitudes concretas para combater o problema”, afirma o presidente executivo da Força Sindical do Paraná, Sérgio Butka.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.