em

Mais de 3,3 mil contribuintes da região estão na malha fina

Após liberar a consulta para o sétimo e último lote deste ano da restituição do imposto de renda, a Receita Federal divulgou os números de declarações que estão retidas na malha devido a inconsistências nas informações prestadas. Do total de 221.438 declarações entregues nos 62 municípios englobados pela delegacia regional, 3.309 contribuintes encontram-se nesta situação (1,5%). Os dados foram repassados ao jornal Diário dos Campos pelo delegado Demetrius de Moura Soares, que afirma que esta é uma média histórica na região e nas outras delegacias do estado.

Entre estes contribuintes, 78,45% têm imposto a restituir, 19,7% têm a pagar e 1,85% têm saldo zero. Uma mesma declaração pode estar retida por uma ou mais razões; entre as mais comuns na região estão a omissão de rendimentos do titular ou seus dependentes (37,72%) e divergências entre o imposto de renda retido na fonte (IRRF) informado pelo contribuinte e pela empresa (30,28%), além de despesas médicas e dedução de previdência oficial ou privada, dependentes, pensão alimentícia e outras.

A orientação da Receita é que os contribuintes acessem o extrato de processamento da sua declaração no site da Receita Federal e regularizem a sua situação junto ao Fisco. "É importante prestar atenção na seção 'pendências de malha'. Se a declaração estiver retida em malha fiscal, o contribuinte encontrará links para verificar com detalhes o motivo da retenção e consultar orientações de procedimentos. Constatando erro na declaração apresentada, o contribuinte pode regularizar sua situação apresentando declaração retificadora. Inexistindo erro na declaração apresentada e estando de posse de todos os documentos comprobatórios, o contribuinte pode optar por aguardar intimação ou agendar pela internet uma data e local para apresentar os documentos e antecipar a análise de sua declaração pela Receita Federal. O agendamento para declarações do exercício 2019 começa a partir de janeiro de 2020", informa a Receita.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.