em

Maioria dos brasileiros não costuma buscar informações sobre possibilidades de investimentos

Seis em cada dez brasileiros não possuem nenhum tipo de reserva financeira para encarar o futuro. Os dados são da pesquisa da Anbima – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais – que constatou também que a maioria dos entrevistados que ainda não se aposentaram apostam na Previdência Social, como fonte de renda quando alcançarem essa etapa da vida.  O resultado do estudo pode estar associado ao fato do brasileiro ainda não possuir uma cultura favorável de investimento. “Deveríamos aprender educação financeira na escola. Saber se planejar em relação ao que se ganha e identificar onde se gasta o dinheiro. Mas infelizmente não é o que acontece”, analisa João Guilherme Penteado, diretor da Apollo Investimentos.

Ponta Grossa é hoje a cidade de médio porte que tem o maior índice de caderneta de poupança no estado do Paraná. Ao todo, 54% do dinheiro investido na cidade está aplicado nessa modalidade. Penteado alerta que são quase 1,3 bilhão de reais que poderiam render em outros tipos de ativos. “O brasileiro tem o falso pensamento que primeiro ele deve ganhar bem para depois começar a investir, quando a verdade é o inverso. Nós temos cerca de 500 clientes, sendo que mais de 60 pessoas são hoje multimilionárias. Porém, a maioria só alcançou essa situação poupando desde cedo. Quando ganhavam pouco, guardavam pouco, foram aumentando o valor conforme as coisas começaram a melhorar”. Para fazer o dinheiro render mais o ideal é buscar informações sobre o assunto com um especialista da área.

Hoje o mercado oferece muitas possibilidades de investimentos tão seguros quanto à caderneta de poupança.  “Devemos parar de pensar que precisamos ganhar muito dinheiro para ficar rico. Com um bom planejamento, começando por um curso de educação financeira, em longo prazo podemos sim ter uma vida muito confortável. Temos que desconstruir o mito que as pessoas só ficam ricas no Brasil fazendo algo errado ou recebendo uma herança. Vários estudos comprovam que quase 90% das pessoas que enriquecem, o fazem poupando e investindo”, completa Penteado.  

 

 

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.