em

Mães recebem presentes na UTI e maternidade

No Hospital Universitário (HU-UEPG), oito mães passaram o último domingo (12) cuidando dos seus bebês na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica. Para tornar o dia mais alegre, a equipe da UTI Neo preparou um mimo bastante carinhoso: os pezinhos de todos os bebês internados nesse dia.

A enfermeira coordenadora da UTI Neonatal e Pediátrica Juliana Estefanski diz que todos os anos a equipe procura trazer uma lembrança especial para quem passa o Dia das Mães com um bebê em cuidados intensivos. “A ideia é aliviar o sofrimento, descontrair o ambiente pesado da UTI e alegrar as mães. Queremos que as famílias se sintam valorizadas e parte da equipe da UTI”, destaca Juliana.

"Como os filhos ainda não podem fazer homenagens para as mães, então trouxemos esse mimo”, conta a enfermeira Michelli Meister, que teve a iniciativa de distribuir pezinhos de sabonete e cartões com o carimbo dos pés do bebê. “O tamanho dos pés é o que mais chama a atenção na UTI Neonatal: eles são todos pequeninos”.

Com isso, a equipe resolveu eternizar esse detalhe em um presente de Dia das Mães. Todo o processo de carimbo foi feito de forma cuidadosa, respeitando métodos que evitam as infecções cruzadas, já que os bebês estão em situações de cuidado intensivo de saúde.

Acompanhando o pequeno Thiago há três semanas na UTI Neonatal, Dalva da Cruz diz que espera com ansiedade o momento de levá-lo para casa e passar mais tempo com sua outra filha. “A gente quer ir logo para casa, mas sabemos que o tempo que ele passa aqui é para ficar mais forte e melhorar cada dia mais”, conta.

Para Dalva, o presente de Dia das Mães chegou mais cedo: Thiago saiu da incubadora para o bercinho aberto. Com essa evolução, ela pôde segurá-lo no colo e amamentá-lo pela primeira vez. “Esse é meu presente: ver ele bem e cada dia melhor”. (Da Redação)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.