em

Lutador de Castro fatura europeu de jiu-jitsu

Sérgio Ávila conquistou duas medalhas no Campeonato Europeu, na semana passada, e tem de conciliar os treinos e lutas com a rotina de dentista

 

Fábio Matavelli
Sérgio Ávila faturou prata e bronze no Europeu de jiu-jitsu, em Lisboa

 

Sérgio Ávila tem de conciliar a rotina de dentista com as atividades de quem luta jiu-jitsu há apenas sete anos. Entretanto, o pouco tempo de tatame não o impediu de conquistar várias medalhas, em competições não somente estaduais ou nacionais, mas também em campeonatos fora do país.

A mais recente conquista do lutador de Castro foi o europeu da modalidade, realizado no último fim de semana, em Lisboa, Portugal. Ávila voltou do Velho Continente com duas medalhas, uma de prata e outra de ouro.

Sérgio Ávila foi o único paranaense a conquista medalha no torneio internacional, e após ficar com o vice na categoria para lutadores com até 90 quilos, decidiu competir também na categoria ‘absoluto’, onde não há limite para o peso dos atletas e que Ávila terminou com o ouro.

O técnico do lutador de Castro, Carlos Lima, exalta as conquistas de seu atleta, sobretudo pelo fato dele ter dividir o tempo entre sua profissão e os treinos. “Em um mês e meio fizemos uma preparação para o Europeu. Ele, com muita disciplina e esforço conseguiu conciliar um período pequeno que tem entre a vida profissional e de atleta, chegando onde até atletas que se dedicam exclusivamente aos treinos não conseguiram chegar”, exalta o treinador.

“É alucinante. Tem pouco tempo, restrições de viagens, alimentação, rotinas, tudo voltado para o esporte e ainda ter de competir com atletas que vivem só disso”, resume o lutador. “Tenho que arranjar tempo para treinar na academia, corrida, viagens para o Rio, onde treinei com outros atletas, tudo para melhorar um pouco”, complementa.

 O currículo de Sérgio Ávila, além das medalhas no Campeonato Europeu, inclui o título do Campeonato Sul-Americano e o vice-campeonato mundial. “Para mim, com 40 anos de jiu-jitsu, é uma honra ter um atleta como ele, que dentro de tanto esforço conseguir o que ele conseguiu”, enaltece o treinador, que mantém atletas em Castro, Palmeira, Reserva e Ponta Grossa.

 

ESTADUAL

O próximo passo agora é a disputa do Campeonato Paranaense, no dia 18 de março. A competição serve como seletiva para o Campeonato Brasileiro. “Ainda estou selecionando os atletas, entre aqueles que eu considere que possam fazer uma boa campanha”, diz Carlos Lima.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.