em

Luis Edson Fachin é homenageado em evento da OAB Paraná

Na noite de ontem (11), em Curitiba, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB),  Seccional do Paraná, recebeu o novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luis Edson Fachin, para uma homenagem em nome da advocacia paranaense.

 

Aline Czezacki

 

Estavam reunidos no evento ex-presidentes do Conselho Federal e da OAB Paraná, conselheiros da OAB, procuradores do estado, membros do Ministério Público e sociedade civil.

Durante a cerimônia, Juliano Breda, presidente da subseção do Paraná, afirmou em discurso que Fachin é um exemplo de superação, talento e trabalho. “Luis Edson Fachin cumpriu o artigo 3° do código de ética e disciplina do advogado, que diz que o profissional deve ter consciência de que o Direito é um meio de mitigar as desigualdades para o encontro de soluções justas e que a lei é um instrumento para garantir a igualdade de todos”.

Também integraram a mesa de autoridades, o Procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia; o Secretário de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Leonildo de Souza Grota; o Corregedor-geral do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Eugênio Achille Grandinetti; o presidente da Caixa de Assistência ao Advogado, José Augusto Araújo de Noronha, que presentou o Ministro com uma escultura do artista Alfi Vivem; e o ex-presidente do Conselho Federal da OAB e presidente do Conselho dos Colégios e Ordens de Advogados do Mercosul (COADEM), Roberto Busato.

Para Busato, a posse do novo Ministro não será importante apenas para o Paraná, mas para todo o Brasil. “Ele sem dúvida, face seu conhecimento, capacidade técnica, e bom senso, tem capacidade para marcar época em sua fase na Suprema Corte, principalmente nesse momento onde ela tem uma importância vital para a economia e sociedade brasileira”, explica.

Durante seu discurso, o novo Ministro Luis Edson Fachin, promoveu e  ressaltou que a entrega de sua carteira profissional não fará com que mude o que aprendeu como advogado. “Deixo a casa dos advogados, mas os princípios que norteiam a advocacia, jamais deixarão de existir em mim. A advocacia da liberdade, da responsabilidade, dos direitos e das garantias individuais, dos diretos fundamentais, a advocacia em prol da segurança jurídica, e na defesa incessante da constituição”.

Ao fim da cerimônia, sua esposa, a desembargadora Rosana Giardi Fachin, e a filha, advogada Melina Fachin, receberam flores em agradecimento a presença na homenagem.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.