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Lucro da Copel cresce 46% no primeiro trimestre

 

O lucro líquido da Copel cresceu 46,3% no primeiro trimestre de 2014 em relação ao mesmo período no ano passado. O lucro de janeiro a março foi de R$ 583 milhões, contra R$ 398 milhões do primeiro trimestre de 2013. 

Os investimentos da Copel no trimestre também foram bastante significativos, de R$ 456 milhões, 26,6% maior que no primeiro trimestre de 2013. A receita operacional líquida da empresa aumentou 28,2%, chegando a R$ 3,05 bilhões no trimestre.

“A Copel tem feito um programa de obras importante, com investimento recorde para melhorar o atendimento aos paranaenses”, diz o presidente da Copel, Lindolfo Zimmer. De a 2011 a 2014, a Copel investe R$ 8 bilhões, o maior programa de investimento da história da Companhia, que completa 60 anos em outubro.

O aumento do lucro se deve à venda de energia da Copel Geração e Transmissão, à venda de energia pela Usina Térmica Araucária, que tem sido bastante acionada pelo operador nacional por causa do baixo nível nos reservatórios de hidrelétricas pela falta de chuvas, e à redução de custos com pessoal e uso de rede.

Os custos e despesas operacionais da Distribuição aumentaram 10,6%, atingindo R$ 1,7 bilhão no primeiro trimestre, reflexo do aumento de 17,9% nos custos com energia elétrica comprada para revenda.


A Copel Telecom teve um lucro líquido de R$ 14,3 milhões no trimestre, 23% maior que no mesmo período de 2013.
Foto: Divulgação.

 

Isso levou a Copel Distribuição a um prejuízo de R$ 14,6 milhões no primeiro trimestre, ainda assim 78,5% menor que o prejuízo do primeiro trimestre de 2013, que foi de R$ 67,7 milhões. 

“São duas situações opostas. Enquanto a subsidiária de geração tem boas vendas de energia, a Copel Distribuição está pagando um custo elevado de compra de energia para ser fornecida ao consumidor paranaense. O modelo do setor elétrico brasileiro não permite que a Copel Distribuição compre energia diretamente da Copel Geração. Ela é obrigada a comprar no sistema nacional, com preços impostos pelo mercado nacional”, explica Vlademir Daleffe, presidente da Copel Distribuição.

Para enfrentar as dificuldades do mercado, a Copel Distribuição implantou um Plano de Ação para redução de custos, principalmente com Pessoal, Material, Serviços e Outros.

A redução de Plano de Ação da Distribuição no primeiro trimestre foi de R$ 29,3 milhões, redução real de 8,8% em comparação com o mesmo período de 2013. “Essa redução de 8,8%, somada à inflação do período, dá uma produtividade de mais 15%”, diz Daleffe.

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