em

Lojistas apostam na variedade de materiais escolares

As lojas especializadas em materiais escolares começaram o ano reforçando o estoque de produtos para atender os clientes em Ponta Grossa. As aulas na rede municipal e estadual começam no início de fevereiro e os pais já estão adiantando as compras dos materiais escolares.

A sub-gerente das Lojas 10 e 15, Talita Ávila, explica que o movimento da loja aumentou logo após o Natal. “A maioria dos pais já começou a programar as compras e pesquisar os preços. Vimos que muitos aproveitaram o dinheiro extra do final do ano e já levaram alguns materiais”, conta. Ávila ressalta que é essencial que a pessoa que for comprar os produtos leve a lista que a escola disponibiliza. “Assim fica mais fácil saber qual a especificação do material e qual a quantidade”, aponta.

Sobre os preços, a sub-gerente revela que poucos produtos tiveram aumento de preço em relação ao ano passado. Um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas mostra que houve alta nos preços dos materiais escolares em comparação com o ano passado, mas que estes não superaram a inflação acumulada, medida pelo Índice de Preços do Consumidor (IPC). Entre janeiro e dezembro de 2018, os materiais escolares subiram em média 1,02%, enquanto a inflação acumulada pelo IPC-S chegou a 4,32%.

De acordo com o estudo, além dos materiais escolares, outros produtos e serviços tiveram aumento: o transporte escolar (5,19%), livros didáticos (0,50%) e os livros não didáticos (0,46%).

Crianças ajudam a escolher o material escolar (foto: José Aldinan)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.