Menu
em

Lojas MM faz reinauguração histórica

 

 

créditos
imagem
ÚLIMOS AJUSTES Loja passa a contar com três pavimentos e ganha conceito de gigante

 

Presente na história de Ponta Grossa há 33 anos, o Grupo MM (fundado em março de 1978) não se destaca apenas por ser a maior rede varejista nascida no Paraná, mas por inovar junto aos seus clientes. Hoje, a maior novidade da empresa é a Gigante da Barão, loja em frente à Praça Barão do Rio Branco que será reinaugurada, nesta noite, seguindo conceito moderno e com um diversificado mix de mercadorias e serviços.

A reinauguração é considerada histórica porque é primeira vez que uma rede de lojas ocupa 100% do espaço físico que foi por quase 50 anos da Hermes Macedo (HM), grupo que por décadas foi à principal rede do Estado e acabou extinta na década de 90. Desde junho de 1997, o Grupo MM ocupa então parte daquele prédio e hoje a loja – gigante no tamanho e conceito – passa de um para três pavimentos. São mais de 2 mil metros quadrados para a exposição de mercadorias e atendimento aos clientes.

É também nesta gigante que os consumidores encontrarão a casa modelo (imóvel de aproximadamente 30 metros quadrados mobiliado com móveis das marcas vendidas pelo MM). A casa está no primeiro piso, junto com os departamentos de celulares e tecnologia, som e vídeo, linha branca e presentes, estofados e estantes.

É no segundo piso que os clientes encontrarão as marcas mais famosas e tradicionais de cozinhas, mesas e dormitórios. No terceiro, outro diferencial. A área é exclusiva da móveis Henn e colchões Ecoflex.

O superintendente do Grupo MM, Márcio Pauliki, explica que a Gigante da Barão (décima terceira filial do Grupo na época)  é uma loja departamentalizada, no modelo da Super MM. “Nós fizemos questão de manter neste prédio as características da HM. Poderíamos, por exemplo, ter optado por colocar gesso no teto, mas mantivemos a parte histórica do imóvel. É uma loja gigante porque segue o conceito da Super MM, mas chamada de Barão por resgatar a história da HM e do prédio”, diz.

Emprego

O Grupo MM também tem o compromisso de gerar empregos nas cidades onde está presente. A Lojas MM da Barão gerava antes de se tornar gigante 25 empregos. Agora, são 41 postos de trabalho.

 

Painel homenageia a Hermes Macedo

O respeito às pessoas e ao meio corporativo também sempre foi marca registrada do Grupo MM. E agora não poderia ser diferente. Nesta reinauguração, o Mercadomóveis homenageia as Lojas HM com um painel. A história da Hermes Macedo é relatada através de fotografias. O painel está afixado nos acessos aos pisos da Gigante da Barão.

A HM chegou em Ponta Grossa no ano de 1938. Foi a primeira filial do grupo fora de Curitiba. Desde sua abertura, a Hermes Macedo sempre dominou o comércio varejista. Os consumidores encontravam eletrodomésticos, pneus, móveis, brinquedos, utensílios domésticos e vestuário.

Era uma das lojas mais procuradas pelos ponta-grossenses no Natal, já que abrigava a Brinquedorama HM, espaço no andar superior do prédio. Na década de 70, a abertura oficial do Natal no Município e nas cidades onde a rede estava presente, era marcada pela chegada do Papai Noel HM. Carros alegóricos, personagens da Disney, super heróis e dezenas de figurantes desfilavam pela Avenida Vicente Machado, em Ponta Grossa. A passagem do ‘bom velhinho’ encerra o desfile.

Foi também as Lojas HM quem possibilitou aos ponta-grossenses assistir TV colorida através das suas vitrines. Os aparelhos ficavam ligados durante boa parte da noite e o que se via eram filas de carros ao longo da calçada da loja.

Até 1997, ano em que o HM existiu, foram abertas 285 lojas em 80 cidades, sendo nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Os irmãos nasceram no Rio Grande do Sul.

A história do HM está no Álbum Comemorativo ao Jubileu – 1932- 1982.

 

História contada pelos funcionários

E o trajeto da Hermes Macedo – HM não é contada apenas pelo Grupo MM por meio das fotos que formam o painel histórico exposto na Gigante da Barão, mas também por alguns ex-funcionários da empresa que hoje são colaboradores das Lojas MM. Três hermacianos – como eram conhecidos os vendedores da HM na época – estão há muitos anos crescendo junto com o Grupo MM.

E nesta reinauguração histórica da loja centro, agora Gigante da Barão, o funcionário, Édipo José Pedroso, fala em nome dos hermacianos, presentes na reinauguração.

Imóvel

O prédio que abriga a Gigante da Barão foi construído por Sylvio Palermo. No imóvel, ele inaugurou uma empresa do ramo atacadista de gêneros alimentícios, denominada de Sylvio Palermo & Cia. Na parte superior, por muitos anos, funcionou o Hotel Palermo.

O imóvel, hoje locado ao Grupo MM, foi adquirido pela Hermes Macedo e décadas mais tarde vendido para grupo empresarial em Ponta Grossa.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile