Menu
em

Logística reversa de pneus atenderá todos os municípios do PR

Um acordo firmado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip) levará as ações de logística reversa de pneus aos 399 paranaenses. Dirigentes da secretaria e da Anip se reuniram nesta semana, em Curitiba, para tratar da logística reversa de pneus e sua destinação adequada no Paraná.

No encontro, a entidade apresentou projeto para atender 100% do estado. Atualmente, a logística reversa de pneus acontece em 190 municípios. “Essa ação é histórica no mundo. Somos o primeiro estado que atenderá 100% na logística reversa de pneu inservível. Somos também o estado que mais apoia os fabricantes na logística reversa”, ressalta o secretário Márcio Nunes.

A secretaria quer fortalecer a indústria brasileira e chamar a responsabilidade também do importador para participar do processo. “Queremos andar lado a lado para resolver a questão dos resíduos gerados no estado, dando todo suporte necessário”, explica o coordenador da Divisão de Resíduos Sólidos da secretaria, Laerty Dudas. “Infelizmente ainda há muita resistência dos importadores em participar desse processo”.

Segundo a Lei Federal nº 12.305/10, é responsabilidade do importador, comerciante, distribuidor e fabricante dividir a conta da logística reversa. Porém, na reunião o fabricante assumiu a maior responsabilidade, que é o transporte do resíduo até a destinação correta. Os comerciantes e distribuidores de pneus dividirão os custos do barracão e sua organização. Dudas ressalta que essa ação vai gerar emprego e renda para a população. “Aproximadamente 4 mil empregos serão gerados com essa ação, fazendo com que gire a economia no estado”, finaliza.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile