em

Lideranças e Prefeitura debatem proposta para proteger distrito industrial de Ponta Grossa

Desde que a lei municipal 13.726/20 foi publicada, no início de junho, entidades como o Núcleo das Indústrias (NDI), Conselho de Desenvolvimento Econômico de Ponta Grossa (CDEPG), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg), além de empresários, vêm mostrado preocupação com a medida e pedindo a revogação da lei que transforma de área industrial para área residencial terrenos próximos ao Distrito Industrial Cyro Martins e Aeroporto Sant'Ana. 

A preocupação das lideranças do setor industrial é que a mudança na lei de zoneamento prejudique a implantação de novas indústrias e ampliação das já existentes, além de prejudicar a qualidade de vida de quem vier a morar no entorno.

Agora, ao que tudo indica, Prefeitura e entidades estão mais perto de encontrar uma solução para o assunto. Isso porque nesta terça-feira (7) deve acontecer reunião entre representantes do NDI e Procuradoria Geral do Município em que o assunto será discutido.

Leonardo Puppi Bernardi, integrante do Núcleo das Indústrias e outras entidades ligadas ao setor, explica que no encontro será discutida medida de proteção ao Distrito Industrial. Na ocasião, arquiteto contratado pelo NDI para apresentar emenda ao Plano Diretor deve detalhar a proposta, que prevê uma área de transição entre residências e indústrias.

Nesta área seria permitida a  construção de empreendimentos acessórios às indústrias, como lojas atacadistas, armazéns e postos de serviço, entre outros. “A nossa ideia é poder incluir parte desta emenda pensada para o Plano Diretor na lei que o Executivo deve fazer para proteger o distrito industrial, de forma que a legislação favoreça as futuras gerações”, aponta.

Aeroporto Sant'Ana

Além dos prejuízos ao distrito industrial, lideranças temem que a mudança de zoneamento e criação de área residencial próxima ao Aeroporto Sant'Ana também pudessem prejudicar o projeto de ampliação do aeródromo. 

Para evitar que isso aconteça, na sexta-feira (3), a Prefeitura protocolou projeto de lei que propõe uma área de proteção do Aeroporto Sant’Ana.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.