Área que receberá a nova fábrica da Klabin corresponde a 830 hectares Foto: Divulgação |
A partir de maio, os moradores de Ortigueira irão acompanhar o início das obras de construção da fábrica da Klabin, na comunidade rural de Campina dos Pupos (15 quilômetros da área urbana do município). Neste momento, a empresa está concluindo a terraplanagem do terreno, iniciada em abril do ano passado. Ontem, a companhia anunciou que na próxima semana, dia 19, fará o descerramento da pedra fundamental do Projeto Puma (como é denominado o empreendimento de R$ 5,8 bilhões). A solenidade deverá contar com a presença do governador Beto Richa.
Com inauguração prevista para o primeiro trimestre de 2016, a fábrica terá capacidade anual para produzir 1,5 milhão de toneladas, sendo 1,1 milhão de toneladas de fibra curta e 400 mil toneladas de fibra longa, parte dela convertida em fluff (material utilizado em fraldas descartáveis e outros produtos). Com esta unidade, a capacidade total de produção da Klabin dobrará em três anos.
Para as obras de construção da indústria, em torno de 85% da mão de obra contratada é paranaense, sendo a maior parte dela moradores de municípios dos Campos Gerais. A estimativa do gerente de Projetos da Klabin, João Antonio Braga, é de que a partir do segundo semestre de 2015, pico da obra, cerca de 8,5 mil trabalhadores estejam atuando no canteiro de obras.
Leia mais na edição impressa