Menu
em

Keima e Ivaí quase prontos para a ‘Ouro’

Com as duas equipes em ajustes finais, região já começa a viver a expectativa para o início da primeira divisão do futsal paranaense, previsto para o 16 de março


Arquivo DC
Tércio Miranda (foto), presidente do Keima Futsal, mostra confiança com a temporada 2013

 

 

As inscrições para a Chave Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal terminam às 18 horas de hoje, e pelo menos no que diz respeito a região dos Campos Gerais, está quase tudo pronto para as disputas da principal competição da modalidade no Estado. Keima Futsal (Ponta Grossa) e Ivaí Esporte Clube vão representar a região no torneio, e já estão nos preparativos finais para o início dos treinamentos. Enquanto o time de Ponta Grossa entra na sua segunda temporada na ‘Ouro’, o Ivaí é o caçula da competição e atual campeão da Chave Prata.

“Felizmente, conseguimos patrocinadores fortes e vamos continuar com o apoio da Prefeitura. Vamos melhorar a nossa estrutura e tentar colocar em prática a experiência que a gente teve ao longo destes anos de trabalho”, disse o novo presidente do Ivaí Esporte Clube, Eradir Carneiro Borges, que também é o novo Secretário de Esportes de Ivaí. Conhecido como Didi, o novo secretário comandou a pasta em 2009, quando o futsal da cidade participou pela primeira vez do Campeonato Paranaense. Na tarde de ontem, Didi foi até Curitiba para entregar à Federação Paranaense de Futsal (FPFS) a documentação que confirma o clube entre os 16 melhores do Paraná em 2013.

Por outro lado, o Keima Futsal já começa a pensar na reapresentação do elenco na próxima segunda-feira. “Já estamos preparando tudo para receber os jogadores e iniciar o trabalho da melhor forma possível”, destaca o presidente da equipe, Tércio Miranda. Dos 17 jogadores contratados, apenas o goleiro Donny – por compromissos familiares – não vai se apresentar  com o restante do grupo. Disputando um torneio na cidade de Jales (SP), Tércio explica que a estrutura do time no Ginásio Oscar Pereira teve algumas melhorias, como a colocação de uma quadra de areia nos fundos do ginásio, para concentrar todos os treinos do grupo no local.

A curiosidade é que, segundo o superintendente da FPFS, Antonio Carlos Abrão, o time ponta-grossense ainda não havia enviado, até às 16 horas de ontem, a documentação necessária para confirmar a vaga na Chave Ouro. “Nos surpreende, mas estamos esperando a documentação para o início da tarde de amanhã [hoje]”, resume Abrão. Além dos ponta-grossenses, outras seis equipes ainda não haviam confirmado presença na ‘Ouro’, são elas: Unipa e Foz Futsal (Foz do Iguaçu), Araupel (Quedas do Iguaçu), Pato Futsal (Pato Branco), Toledo e Campo Mourão.

Arbitral         

Já marcado para o dia 16 de fevereiro, o arbitral da Chave Ouro acontecerá mais uma vez na cidade de Cascavel, no auditório de uma faculdade particular da cidade. A reunião servirá para acertar os últimos detalhes antes do início da competição, previsto para o dia 16 de março. Segundo Abrão, a formula de disputa não será alterada. “Não terá mudanças no sistema de disputa, o que pode mudar é a entrada de convidados nas vagas de times que já estavam na Ouro”, explica o superintendente. Isso porque no pré-arbitral realizado em dezembro do ano passado, em Marechal Rondon, os clubes haviam decidido que não seriam feitos convites para se ocupar vagas de times que já estivessem na Chave Ouro em 2012 e abrissem mão da presença na competição nesta temporada.

Ivaí EC anuncia primeiras contratações

Enquanto o Keima Futsal já tem o elenco fechado para a temporada 2013, o alviverde de Ivaí corre contra o tempo para montar o elenco que será comandado mais uma vez por André Demczuk. Além da confirmação da vaga na ‘Ouro’, o técnico da equipe anunciou os nomes dos primeiros jogadores contratados para a temporada, além de algumas negociações que já estão adiantadas. Entre as renovações com os campeões de 2012, estão a do goleiro Diego, do fixo Fernando, do ala Rebouças e do pivô Clade, artilheiro da Chave Prata no ano passado. Juntam-se a eles o ala Alemão, vindo do futsal da Itália, o goleiro Vlad, vindo do Keima Futsal, e o pivô Ninho, de 29 anos, que estava no Pato Futsal na temporada passada e já teve passagem pelo futsal chinês.

Já a negociação com o goleiro Alesi, que já passou pela Seleção Brasileira sub-20 e era dada como praticamente certa há duas semanas, ainda não foi concretizada. “Na mesma situação do Alesi, temos alguns jogadores que estão quase certos, que é o caso do Fussa e do Claudinho”, explica Demczuk. Segundo o comandante, o orçamento de folha de pagamento para jogadores e comissão técnica deve girar em torno de R$ 22 mil. “Conseguimos manter a Prefeitura com o mesmo apoio do ano passado e o aumento do investimento do nosso patrocinador máster”, afirma. A apresentação da equipe deve acontecer no dia 13 de fevereiro.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile