Menu
em

Jovens vêm aumentando espaço no empreendedorismo em Ponta Grossa

A onda terceirização de serviços já vinha provocando um crescimento na formalização de microempreendedores individuais (MEIs), principalmente entre os mais jovens – que vêm crescendo e ganhando espaço. “São vários os fatores que influenciam nisso. Incentivo das universidades, os hackathons, a facilidade de empreender, baixo custo do MEI, a busca pela flexibilidade de horários e não podemos descartar a menor oferta de emprego em tempos de covid-19”, destaca Tônia Mansani, coordenadora da Sala do Empreendedor de Ponta Grossa, órgão municipal voltado ao atendimento de MEIs.

De acordo com o Portal do Empreendedor, atualmente Ponta Grossa possui 18.961 MEIs, 1.775 a mais do que no último dia do ano passado (+10,3%). Dentre eles, a maior parte (5.621) possui entre 31 a 40 anos, mas a faixa etária que já ocupa a segunda posição é a de até 30 anos, com 4.859. Na sequência, figuram os empreendedores que possuem entre 41 a 50 anos (4.275), enquanto que 2.935 têm de 51 a 60 anos, 1.091 de 61 a 70 anos e 180 têm idade superior a 80 anos.

A maioria é homem (54,2%), mas a parcela de empreendedoras mulheres é próxima deste número (45,8%). Entre as formas de atuação, a maioria possui estabelecimento fixo (39,82%), mas aqueles que trabalham de porta a porta, com postos móveis ou ambulantes ocupam uma proporção próxima, de 36,74%. 11,33% atuam na internet e o restante por outros meios.

“O comércio eletrônico e o domicílio tributário já vinham ganhado bastante espaço no MEI, tendo em vista incremento das vendas pelas mídias sociais – Instagram, por exemplo, onde você tem uma vitrine diária e não precisa mais de um ponto fixo – ou pela prestação de serviço de forma terceirizada. A pandemia reforçou essa tendência: aqueles empreendedores que já se encontravam nas plataformas digitais tiveram perdas menores. Aqueles que não estavam ou ainda não estão terão que se reinventar. Algumas tendências só foram aceleradas ou reiteradas”, destaca Tônia.

Além de brasileiros, trabalhadores de outras 23 nacionalidades também são MEIs formalizados em Ponta Grossa, sendo, após os nativos, os colombianos e os senegaleses os em maior quantidade – 8 de cada, seguidos dos sírios (6), bengalis (5) e chineses e guineanos (4 de cada). O restante possui três ou menos, cada.

Setores

Entre os MEIs que se formalizaram através da Sala do Empreendedor, a maioria é do setor de serviços (66%), quase um terço (32,5%) do comércio e a minoria (1,5%) de indústria e agronegócio.

O órgão está com o seu atendimento presencial desde de abril e, até então, janeiro foi o mês com a maior quantidade de aberturas 36,6%, seguido de março (32,5%).

 

Oficina online

Com a suspensão do atendimento físico da Sala do Empreendedor, alguns serviços e orientações estão sendo realizados pela Sala Digital ou ainda em oficina online. “Na próxima terça-feira (16), às 16h30, faremos uma oficina para aqueles empreendedores que abriram seu MEI sozinhos e não sabem como proceder daqui para frente. Vamos falar de direitos, benefícios, obrigações e como solicitar o alvará de forma eletrônica. As vagas são limitadas e para participar basta solicitar o link pelo WhatsApp (42) 99144-9833”, afirma Tônia Mansani.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile