Menu
em

Jovens empreendedores apostam em novos modelos de negócios

Os jovens brasileiros lideram a abertura de novas empresas no país e começam a investir em novos modelos de negócios. De acordo com um estudo inédito realizado pela Serasa, entre janeiro a setembro desse ano, o Brasil registrou 1,5 milhão de novos microempreendedores individuais (MEIs) e os jovens correspondem por 18% desse total.

Os novos empreendedores estão investindo principalmente no setor de comércio e serviços.  A coordenadora da Sala do Empreendedor em Ponta Grossa, Tônia Mansani, explica os fatores que levam os jovens a liderar a abertura de novas empresas. “Com uso mais facilitado da tecnologia acaba proporcionando novas ideias e novos modelos de negócios. Desta forma os jovens têm uma gama de oportunidades que leva a empreender cada vez mais cedo e assim se tornar independente”, ressalta.

Os jovens de 18 a 25 anos lideram a abertura de novos empreendimentos no setor de comércio (20,3%). Depois o setor que eles mais investem é o de serviços (17,8%) e indústria (15,4%). A segunda faixa etária dos jovens de 26 a 30 anos também se destaca na abertura de empresas de comércio (17,4%), serviços (17,6%) e indústria (16%).

A região Sul do país aparece em segundo lugar na participação total dos registros dos MEIs, mas foi a região que apresentou a maior evolução (19,2%) no total de microempreendedores individuais no período da pesquisa em comparação com o mesmo período de 2017.

Em Ponta Grossa, a jovem empreendedora Gabriela Maldonado resolveu abrir um hotel para cães esse ano e oferece uma maneira diferente de hospedagem para os animais. “Os donos podem deixar seus pets aqui e viajar com tranquilidade. Tenho toda uma estrutura para eles fazerem várias atividades e temos o canil com caminha e cobertor. Oferecemos conforto e diversão para que eles se sintam felizes no hotel”, conta. A empreendedora ressalta que para oferecer esse tipo de serviço procurou as orientações na Sala do Empreendedor na prefeitura e se formalizou como MEI, além disso, Maldonado também fez uma pesquisa de mercado para entender qual setor poderia investir.

“Eu vi a necessidade desse tipo de serviço aqui na cidade, mas queria fazer de uma forma diferenciada. O animal já vai estar longe de casa e com saudade do seu dono, então tive a ideia de proporcionar outras atividades para que eles sintam que aqui é a segunda casa deles”, expõe. Maldonado também oferece o espaço para que as pessoas possam levar os seus pets no local e brincar durante o dia. “Em algumas situações os donos não tem um espaço grande para brincar com cachorro e então eu disponibilizo o hotel para que ele também possa aproveitar as atividades com seu animalzinho”, comenta.

Pesquisa

Mansani alerta que os novos empreendedores devem realizar uma pesquisa de mercado para saber em que setor investir e também para entender como empreender. “Essa pesquisa detalhada é fundamental para quem vai abrir seu próprio negócio. Existem ferramentas online que fazem esta análise de forma mais rápida e também a elaboração de um plano de negócio. Não conhecer o mercado onde se pretende atuar pode trazer vários prejuízos, bem como, levar ao fechamento do empreendimento. Quando você conhece seu público alvo, seus fornecedores e concorrentes, as chances do negócio prosperar são bem maiores”, revela.

Gabriela oferece diversão e conforto para os animais no hotel (foto: Fábio Matavelli)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile