em

Jovens de cooperativas de crédito de diversas partes do mundo estão reunidos em Curitiba

As instituições financeiras cooperativas estão se fortalecendo cada vez mais ao redor do mundo e o Brasil é um dos países mais representativos nesse movimento, que tem como valores principais a inclusão social e a gestão democrática. Maior sistema de cooperativas de crédito do País, o Sicredi realiza nesta semana (21 e 22 de maio), em Curitiba, o 2º Summit dos Comitês Jovem, reunindo lideranças do Brasil e de outros nove países.

Participam do evento representantes de Angola, Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos, Síria e Vaticano, além de jovens que integram cooperativas de crédito brasileiras. Antes mesmo do encontro ter início os estrangeiros puderam conhecer as belezas de Curitiba, como o Jardim Botânico, a Opera de Arame e o Museu Oscar Niemeyer, além do icônico restaurante Madalosso.

No fim do dia visitaram uma agência do Sicredi, que é a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil. À noite, alguns integrantes da comitiva jantaram no restaurante da chef Manu Buffara, que vai abrir o Ella em Nova Iorque em breve.

Estrangeiros puderam conhecer a história do Sicredi
Crédito: Divulgação

O evento

O 2º Summit dos Comitês Jovem é uma realização da Central Sicredi PR/SP/RJ e conta com a participação de diversos profissionais internacionais para discutir temas relacionados ao cooperativismo, à coletividade e à diversidade, com a proposta de integrar centenas de jovens que compõem os comitês organizados pelas cooperativas do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, visando formar novas lideranças.

A edição conta com a participação do presidente do WOCCU – World Council of Credit Unions (Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito), Steve Stapp, que fala sobre os projetos de inclusão e diversidade das cooperativas em nível global, do diretor operacional do WOCCU, Paul Treinen, e de Gisele Gomes, que atua na formação de jovens e de mulheres líderes junto ao WOCCU.

Outra atração do evento é Niki Sharma, advogada e diretora da Vancity Credit Union, cooperativa de crédito baseada na cidade de Vancouver, no Canadá, que aborda a necessidade de ampliar a visão de diversidade nas cooperativas. Por fim, o Summitt ainda conta com a participação do argentino Enrique Palmeyro, psicopedagogo e professor de teologia, que é diretor global da “Scholas Occurrentes dei Vaticano”, projeto de autoria do Papa Francisco que realça a importância de uma visão integrada de esporte e arte na educação.

Para o segundo dia (22) estão programadas discussões temáticas dentro do painel “15×15”, que contará com a participação de jovens destaques em assuntos relacionados à liderança e diversidade. Para fechar, Lucas Foster, fundador do ProjectHub, partilhará sua experiência com empreendedorismo e liderança criativa.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.