em

Jogos da Primavera passam por gerações em Ponta Grossa

 

 

 

Cinco mil atletas, inscritos em 12 modalidades distribuídas em três grupos participam dos 62ª Jogos Estudantis da Primavera (JEP) durante esta semana em Ponta Grossa. O desfile de abertura ocorreu no Ginásio de Esportes do Campus Uvaranas, na última sexta-feira e o evento se estende até este sábado, 30 de setembro. Estão em disputa as modalidades de atletismo, basquetebol, futebol de campo, futebol society, futebol de salão, handebol, judô, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez. O detalhe fica por conta das gerações de pais e filhos que fazem a história da tradicional competição.

Desde que foi criado pelo professor Satyro, em 1956, os Jogos da Primavera se tornou uma das identidades de Ponta Grossa. São gerações de alunos que mais tarde formaram famílias e que continuam ligados na competição. É o caso de Patrícia Wielewski de Araújo, que torce na arquibancada pela filha Valentina, de 14 anos, pelo basquete pelo Colégio Sepam. “ Já participei dos Jogos da Primavera jogando handebol e atletismo. Agora é a vez da filhinha no basquete”, disse a mãe coruja, ao lado das amigas Viviane e Jaqueline, que também tem as filhas atuando nos JEP e a torcida é frenética nas arquibancadas.

A realização é da UEPG, através da Coordenadoria de Desportos e Recreação (CDR), em conjunto com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Turismo do Paraná, com o apoio da Fundação Municipal de Esportes de Ponta Grossa e da Caixa Econômica Federal. Do grupo I, fazem parte alunos do ensino básico nascidos no ano de 2000 e posteriores. No grupo II, os alunos pertencentes a cursos de graduação, pós-médios, profissionalizantes, seqüenciais, supletivos, coordenadorias de Educação Básica de Jovens e Adultos. Já no grupo III, estão inseridos os acadêmicos de todas as áreas de formação, representantes da seleção das respectivas IES.

Fabio Matavelli
Em quadra, muita disputa entre alunos de várias escolas.

 

Tradição

De acordo com o coordenador geral dos JEP, Carlos Alberto de Oliveira (administrador da CDR), em sua 62ª edição, “a competição mantém a tradição de congraçamento estudantil, difundindo os ideais esportivos e promovendo a qualidade de vida, por meio da prática esportiva”.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.