em

Jogos da Aventura e Natureza começam neste sábado

Mais de 12 mil atletas vão passar pelo Paraná nos próximos 5 meses. Divididos em 29 modalidades, eles irão percorrer 26 municípios do estado, de ponta a ponta, durante a disputa da 1ª edição dos Jogos de Aventura e Natureza, entre agosto e dezembro.

A cerimônia de abertura da competição será neste sábado (10), em Matinhos, com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior. Neste fim de semana haverá competições de ciclismo, body boarding, beach soccer e paraquedismo.

Iniciativa pioneira no Brasil em formato e abrangência, os jogos misturam esporte e turismo, além de fomentar a economia de diversas regiões. De acordo com a Esporte Paraná, órgão do governo do estado, o investimento foi de R$ 4,5 milhões, com expectativa de gerar receitas até quatro vezes maiores para as cidades. “Queremos que o Paraná seja ativo e vivo, que estimule as pessoas a curtirem a beleza natural e a vida saudável”, afirma Ratinho Junior.

A disputa começou a mudar a cara das cidades envolvidas mesmo antes da largada, especialmente do litoral, palco da primeira de cinco etapas. Período considerado ‘morto’ para os municípios por causa do fim das férias, inverno e da ausência de feriado, agosto ganhou um novo ritmo na região.

O prefeito de Matinhos, Ruy Hauer, conta que os moradores estão ansiosos para acompanhar as provas. Os comerciantes, diz ele, esqueceram o tradicional recesso e deixaram abertos restaurantes, pousadas e hotéis na expectativa de muito movimento. “A expectativa é enorme. Os jogos vão movimentar não só o litoral, mas o Paraná por inteiro. Queremos que comece logo”, destaca.

“Nunca foi feito tanto no litoral em tão pouco tempo”, acrescenta Helio Wirbiski, presidente da Esporte Paraná, citando o desenvolvimento da região como uma das prioridades do governo do estado.

Turismo

Outro objetivo dos jogos, reforça o governador Ratinho Junior, é fazer com que o esporte seja uma ferramenta para divulgar também as riquezas naturais do Paraná. “O desenvolvimento do turismo é a forma mais barata de ampliar a geração de empregos. O Paraná nunca trabalhou o setor de forma organizada e planejada, nunca usou seu potencial para fazer desse setor uma grande matriz econômica”, enfatiza.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.