em

Janones retira candidatura e decide apoiar Lula

Divulgação

O deputado federal André Janones (Avante-MG) anunciou na tarde desta quinta-feira (4) que está deixando a disputa presidencial.

André Janones participou de uma live ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e oficializou que vai apoiar o petista nas eleições 2022.

“A candidatura está unificada e passa a ser representada pela candidatura do presidente Lula”, declarou Janones, que foi filiado ao PT entre 2003 e 2012.

Segundo Janones, Luiz Inácio Lula da Silva se comprometeu a seguir propostas que haviam sido apresentadas pelo Avante, especialmente para os benefícios sociais. Em troca, o deputado abriu mão de estar na corrida presidencial.

André Janones defende o retorno do auxílio emergencial no valor de R$ 600 mensais, além de uma reforma tributária ampla, que taxe lucros e dividendos, institua o Imposto sobre Grandes Fortunas (IGF), tribute menos o consumo e mais a renda, além de conceder isenção para quem tem salários de até R$ 5 mil.

“A classe média está pagando o auxílio do mais pobre. Em vez de a classe média puxar o mais pobre lá de baixo [para cima], ela está indo junto”, discursou. O Avante havia oficializado a candidatura de André Janones para a presidência no dia 23 de julho.

O deputado ficou mais conhecido em 2018, durante a greve dos caminhoneiros, quando acabou se tornando uma espécie de porta-voz do movimento, com vídeos transmitidos da BR-365 para as redes sociais. O episódio o colocou em evidência e, em 2019, assumiu como deputado federal por Minas Gerais.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.