Menu
em

Investimentos estão assegurados, garante João Carlos Gomes

 

Arquivo DC
Ponta-grossense secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado afirma que pasta terá investimentos e garante que bolsas e projetos serão ‘100% mantidos’

 

À frente da pasta que possui o quinto maior orçamento do governo do Estado, o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, o ponta-grossense João Carlos Gomes reforça o discurso do governo Beto Richa (PSDB), de que os ajustes fiscais, apesar da rejeição – sobretudo dos servidores – permitiram que a administração estadual tivessem uma situação mais tranquila a partir de agora.

Em entrevista exclusiva ao Diário dos Campos, João Carlos admite que o ano passado foi ‘delicado’ em termos políticos, no entanto, ressalta as conquistas, asseguradas inclusive pela pasta que comanda. O ex-reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) ressalta o pagamento em dia de bolsas e salários e garante que a expectativa para 2016 é boa, e que todos os programas e projetos no ensino superior do Estado estão ‘100% garantidos’.

Líder do PSDB em Ponta Grossa, João Carlos Gomes afirma que um eventual apoio à reeleição de Marcelo Rangel (PPS) na prefeitura de Ponta Grossa ainda depende de um diálogo, mas dá margem a uma candidatura própria dos tucanos. Sobre as chances do próprio secretário concorrer ao Executivo municipal, prefere despistar, ‘vamos discutir internamente’. Confira trechos da entrevista:

Responsabilidade e desafios

“A responsabilidade de estar à frente do quinto maior orçamento do governo estadual é muito grande. Mas ao mesmo é um prazer. Ter a experiência de três gestões como reitor da UEPG e conhecer profundamente a área traz uma convicção que com bastante trabalho, desempenho e dedicação é possível fazer um bom trabalho.”

Previsão de investimentos em 2016

“Entre investimentos, projetos, obras e programas, não diminuiremos nada. Não vamos fazer nenhum corte, é claro que depende do ritmo da economia brasileira, mas manteremos 100% dos investimentos e possivelmente investindo ainda mais. Contabilizando a Fundação Araucária e a Secretaria, temos seis mil bolsistas com 100% dos pagamentos em dia. Hoje temos um orçamento de R$ 2 bilhões, o que possibilita uma previsão de crescimento e também a garantia de pagamento da folha salarial. Hoje o professor das universidades estaduais tem um salário quase 20% maior do que nas instituições federais.”

Dificuldades em 2015

“Foi um ano bastante difícil, também de um momento delicado da política no Paraná, mas cumprimos o que foi programado, fechamos a folha de pagamento em dia, com 10,6% de aumento, enquanto em outros estados estão em meio a imensas dificuldades para cumprir com seus compromissos. Tudo isso em função de medidas tomadas ainda no final de 2014. E entramos em 2016 com uma perspectiva boa e previsão de investimentos.”

Candidatura para prefeitura

“A orientação do PSDB é ter o maior número possível de candidaturas e em cidades de médio e grande porte o partido irá participar da disputa para prefeito, seja como vice ou uma candidatura própria. É claro que temos parcerias, fazemos parte da base do governo do prefeito Marcelo Rangel, mas vamos conversar e esperamos que todos os partidos que integram esta base cheguem a um bom termo. Mas temos bons nomes que podem ser trabalhados como possíveis candidatos a prefeito, mas isso será melhor discutido internamente no partido. É claro que pela experiência como secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de Educação e Planejamento do município, tenho o meu nome citado (como possível candidato), mas o mais importante é fortalecer o partido e a discussão neste momento.”

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile