em

Institutos mostram cenários distintos na disputa presidencial

Institutos conceituados de pesquisa de opinião pública, como o Datafolha, Ibope, Sensus e Veritá divergem sobre quem está à frente da corrida presidencial e mostram cenários opostos. Enquanto o Sensus e o Veritá mostram vantagem expressiva do candidato à presidência Aécio Neves (PSDB) sobre a atual presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff, do PT, o Instituto Datafolha e o Ibope mostram outro cenário.

Pesquisa divulgada ontem pelo Instituto Sensus – único a apontar na véspera do primeiro turno que Aécio passaria ao segundo turno, e não Marina Silva (PSB) – contradiz Ibope e Datafolha. O levantamento mostra o tucano com 48,1% das intenções de voto e Dilma com 40%. Já na contagem dos votos válidos, ou seja, quando não são considerados os votos brancos, nulos e indecisos, Aécio Neves aparece novamente com vantagem sobre a atual presidente, com 54,6% das intenções, ou seja, 9,2 pontos percentuais a mais do que Dilma, que tem 45,4%.  O índice de eleitores que não sabem em que votar é de 11,9%. A pesquisa do Instituto Sensus ouviu 2 mil eleitores, em 24 estados. A margem de erro é do 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR- 01166/2014.

Cenário parecido mostra o Instituto Veritá. Em pesquisa divulgada na última terça-feira, o tucano aparece com 47% das intenções de voto, ou seja, 5,6  pontos percentuais a mais do que Dilma, que tem 41,4%. Indecisos somam 7,8% e votos brancos ou nulos são 3,7%.  Já na contagem dos votos válidos, Aécio tem 53,2%, enquanto que Dilma aparece em desvantagem, com 46,8%. A margem de erro da pesquisa é de 1,4 pontos percentual para mais ou para menos. A pesquisa foi realizada entre os dias 17 e 20 de outubro e ouviu 7.700 eleitores, em 213 cidades. O índice de confiança é de 95% e a pesquisa está registrada no TSE com o número BR- 01144/2014.  Na pesquisa anterior, realiza nos dias 6 a 8 de outubro, Aécio Neves tinha 47,8% e Dilma 39,4%. Brancos e nulos eram 7% e indecisos 5,8%. Já na contagem de votos válidos, Aécio aparecia com 54,8% e Dilma com 45,2%. Foram ouvidos 5.165 eleitores e o índice de confiança é de 95%. A margem de erro é de 1,4 pontos percentuais. A pesquisa está registrada no TSE com o número BR- 01067/2014.

Já outros institutos, também incorporados à rotina das pesquisas eleitorais no país, como o Ibope e Datafolha, apontavam situação de empate técnico entre os dois candidatos até poucos dias atrás. As pesquisas mais recentes de ambos os institutos, divulgadas na última quinta-feira, mostram, pela primeira vez no segundo turno, Dilma à frente de Aécio.

 

 

 

 

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.