Uma instabilidade no serviço digital online CloudFlare foi responsável por “derrubar” diversos sites e plataformas da internet desde a manhã desta terça-feira, dia 18 de novembro. Dentre os portais que sofreram instabilidade, estão o X (antigo Twitter), o ChatGPT, a AWS, da Amazon e outros serviços. O DC também foi afetado pelas oscilações.
Leia também: PG começa a receber decoração de Natal
De acordo com um profissional de TI ouvido pela reportagem, “no caso do Cloudflare ele serve como uma camada de segurança entre o usuário e o servidor onde está hospedado o site/serviço, ele valida que o agente que ta tentando acessar é seguro para o servidor, isso evita ataques”, explica o profissional que preferiu não se identificar.
Se esse serviço fica fora do ar, como aconteceu, o agente não é validado e, portanto o serviço/host não consegue expor o conteúdo da página que está sendo protegida pelo Cloudflare. Por isso, no caso do X, por exemplo, o usuário consegue visualizar o template da plataforma, mas o conteúdo não carrega, explica.
De acordo com a plataforma Downdetector, serviço online que monitora e detecta sites que sofrem instabilidades, outros sistemas como a Steam, o Facebook e o Discord também sofreram oscilações.
