Menu
em

Inscrições ao Projeto Antares da ACIPG estão abertas até 15 de outubro

As inscrições ao Projeto Antares da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) estão abertas até dia 15 de outubro. O objetivo é levar noções de empreendedorismo em contra turno aos melhores alunos das escolas públicas e particulares da cidade.  Em setembro, o projeto comemora um ano e desta primeira turma o aluno Lucas Marins Guimarães, 17 anos, foi aprovado no vestibular para o curso de Ciências Econômicas na Universidade Estadual de Ponta Grossa (ACIPG).

O aluno destaca que o projeto Antares foi decisivo na aprovação. “Através das aulas e das apostilas cedidas pelo projeto consegui passar no vestibular da UEPG, ampliando os conteúdos que tinha. O Antares influenciou diretamente nessa conquista. Incentivo que outros alunos participem do projeto”.

O coordenador do Antares, Eduardo Salamacha, comenta que foi um excelente resultado para menos de um ano de curso – considerando que a duração completa do projeto são três anos. “É um exemplo e uma referência a ser seguida. Se ele conseguiu, basta os demais continuarem se dedicando que com certeza mesmo antes de encerrarem os três anos de estudo também conseguirão ser aprovados no vestibular”.

A primeira turma teve início em fevereiro de 2014, em que foram inscritos 27 alunos, com idade entre 14 a 16 anos. Salamacha destaca o primeiro ano do projeto. “Esse primeiro ano foi um grande aprendizado, tanto para os alunos, como para nós que estamos envolvidos com a organização do Antares. Para o próximo ano, queremos produzir um material próprio, específico para o projeto, ao invés de comprarmos apostilas de algum colégio, vamos modificar a ordem de algumas matérias e melhorar cada vez mais, por meio do feedback dos professores e dos alunos sobre as necessidades constatadas durante o transcorrer das aulas”.

O projeto quer complementar o ensino em contra turno para alunos que se destacaram no ensino médio das escolas, com conteúdos nas áreas de Português, Química, Física, Matemática, conhecimento básico de Linguagem de Programação, Empreendedorismo, Noções de Contabilidade, Noções de Administração, Cidadania, Finanças Pessoais, Mastermind. As aulas acontecem gratuitamente três vezes na semana – quarta, quinta e sexta-feira – no período da tarde, com início em fevereiro. As aulas tem sequência ao longo de todo o Ensino Médio (três anos).

Nesta primeira turma, os alunos passaram por um treinamento Mastermind no início do curso para aprimorar a parte comportamental. O projeto também visa motivar lideranças locais em cada bairro, com o intuito de influenciar positivamente outras pessoas. “Somente por meio da criação de lideranças locais nos bairros conseguiremos modificar as comunidades e a cidade como um todo. A ideia é aproximar os projetos Antares e Quasar, além de estimular voluntários ao Observatório Social de Ponta Grossa (OSPG)”, ressalta Salamacha.

Os alunos escolhidos para o projeto foram indicados pelos pedagogos e diretores das escolas, sendo escolhidos os que tiveram as melhores notas e frequência nas aulas. Também passam por entrevistas com a coordenação do Antares. Para a turma do ano que vem, que iniciará em fevereiro de 2015, os alunos podem buscar informações sobre a inscrição na ACIPG, através dos telefones 3220-7200 ou 3220-7208. “A escolha dos alunos será feita com base no boletim e principalmente na entrevista com os organizadores do projeto. Procuramos alunos que tenham grande desejo e determinação”, destaca Salamacha.

A gerente Administrativa e Financeira da ACIPG, Ariane Wiesinieski Festa, destaca o objetivo da entidade com os projetos. “A ACIPG tem a visão de promover o desenvolvimento local, tendo esta ação inclusive em seu planejamento estratégico, por isto a entidade tem dado o apoio necessário na gestão, pois uma cidade com empreendedores qualificados será uma cidade forte, desenvolvida e com mão de obra qualificada”, frisa.

Para se candidatar a vaga, o aluno deve estar cursando o 9º ano do Ensino Fundamental em 2014, iniciando o Ensino Médio em 2015; ter de 14 a 16 anos; ter comprometimento e dedicação; possuir bom desempenho e frequência escolar; participar do projeto durante os três anos do Ensino Médio (2015, 2016 e 2017); e estar acompanhado dos pais ou responsáveis no momento da inscrição.

Para a inscrição exige-se RG, CPF, comprovante de residência, último boletim escolar (2014) e foto 3×4.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile