Menu
em

Inovação e sustentabilidade: startup ajuda empresas a transformarem seus lixos em lucro

O lixo é um problema de escala global. Nações inteiras se debruçam em tratados, leis e programas que visam a diminuição de resíduos em prol da preservação do planeta.

Enquanto grande parte da população passa despercebida pelo problema, há quem saiba transformar os resíduos sólidos em notáveis oportunidades de negócios. É exatamente o caso da VG Resíduos, que é uma plataforma de gerenciamento de resíduos sólidos.

Fundada em 2016, em Minas Gerais, a startup teve um insight aparentemente simples, mas capaz de conectar pontos importantes da cadeia do lixo: por meio de uma plataforma digital, a VG Resíduos mantém uma importante rede entre emissores de resíduos sólidos e seus tratadores especializados.

Ainda que o ponto forte da startup seja alinhar o comércio de resíduos alinhando perfeitamente a procura e a demanda por materiais como restos de papelão, sucatas de ferro, sobras de linhas de produção e até descartes de madeiras, a plataforma também desempenha um importante papel na gestão ambiental.

De acordo com Guilherme Arruda, CEO da VG Resíduos também é responsável por acompanhar integralmente o ciclo de descarte de materiais, permitindo que seus clientes programem a retirada dos resíduos, verifique os certificados dos tratadores parceiros e ainda lide de forma simplificada com a parte burocrática do processo, emitindo importantes relatórios ambientais aos principais órgãos reguladores vigentes e aliviando muitas dores de cabeça para quem precisa cuidar de perto de formulários e documentações complexas.

 

Inovando o mercado de resíduos: despesa que vira lucro

 

Os custos com o manuseio, armazenamento e descarte apropriados dos resíduos sólidos industriais pesam no orçamento de qualquer atividade. No entanto, a VG Resíduos transformou despesas em lucro para grandes nomes como Honda, Usiminas, Bombril, entre outros.

Segundo Arruda, as inovações e ferramentas disponibilizadas pela VG Resíduos, os descartes industriais que estariam classificados como despesas podem ser direcionados e melhor aproveitados para gerar retorno financeiro, além de estreitar relações comerciais com outras empresas.

A iniciativa é notável para o tratamento sustentável dos resíduos sólidos, mas a startup também teve seu reconhecimento entre outras ideias inovadoras. Em 2017, a VG Resíduos levou o bronze no ranking 100 Open Startups. Entre outras 3 mil empresas inscritas, ela ficou em terceiro lugar na categoria "Indústrias do Futuro". A seleção foi promovida pela Wenovate-Open Innovation e avaliou critérios rigorosos como atratividade, metodologia e interesse de grandes empresas.

Enquanto o lixo segue sendo uma adversidade para o meio ambiente, empreendimentos como a VG Resíduos ajudam a contornar o problema em todas as suas pontas, beneficiando emissores, compradores e o planeta. A Terra agradece.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile