em

Indústria paranaense cresce 4,7%

O estudo mensal do Sistema Fiep que avalia o desempenho da indústria de transformação do Paraná revela otimismo para o fechamento do ano. Os dados revelam que no acumulado de janeiro a setembro houve crescimento 4,72% em relação à igual período do ano passado. Comparando setembro de 2018 com o mesmo mês de 2017, o nível se manteve.

Os gêneros que tiveram alta em setembro foram o têxtil (+62,87%); vestuário (+8,82%) e couros e calçados (+4,67%). No acumulado do ano, os produtos que mais cresceram em vendas foram couros (107%); veículos automotivos (10%); máquinas e equipamentos (9%); e confecções e vestuário (7%). As maiores quedas foram observadas em borracha e plástico (-21%); produtos da madeira (-16%); materiais elétricos e de comunicação (-9%); e produtos químicos (-5%).

Acompanhando o desempenho das vendas, a compra de insumos caiu 8% em setembro. Mas, de janeiro a setembro, acumula alta de 9% em relação ao mesmo período de 2017.

Emprego

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) dão conta de que, até outubro, a indústria de transformação do Paraná criou 12 mil novas vagas. A maioria, mais de cinco mil, no setor alimentício, seguido do automotivo, 1.800, e da madeira, com 1.400 contratações.

Indústria alimentícia gerou mais de cinco mil empregos (foto: divulgação)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.