Menu
em

Incubadoras de universidades do PR estimulam empresas criativas

Novos modelos de negócios são impulsionados com a ajuda das incubadoras das universidades estaduais do Paraná. Quatro das sete universidades possuem incubadora – a de Londrina (UEL), a de Maringá (UEM), a de Ponta Grossa (UEPG) e a do Centro-Oeste (Unicentro). Os espaços fomentam ideias criativas e tecnológicas que resultem em inovações, ao mesmo tempo em que procuram atender demandas sociais, ambientais e de mercado.

Mais de 150 empresas já foram abrigadas e certificadas nestas quatro incubadoras. Só na UEM e na UEL, atualmente estão 37 empresas. “A incubadora proporciona condições de desenvolvimento e modelagem de negócio, para que as empresas tenham sucesso”, explica o presidente da Rede Paranaense de Incubadoras e Aceleradoras de Empreendimentos Inovadores (Reinova), Ricardo Manica.

Nos últimos anos, muitas empresas têm um viés social e sustentável, algumas buscam até mesmo promover mudança de comportamento e de consumo. “Elas visam lucro, mas como com consequência e não como objetivo final”, ressalta Mânica.

Prêmio

Um exemplo é a Agribela, uma startup voltada ao agronegócio. Abrigada na Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica da UEL (Intuel), ela trabalha com diversas culturas agrícolas, aliando conhecimento e tecnologia para o controle sustentável de pragas.

Segundo Luiz Guilherme Lira, sócio na Agribela, ser abrigado na incubadora da UEL fez toda a diferença para transformar sua ideia em negócio. “A incubadora participa muito do sucesso da empresa, com apoio, treinamentos e o auxílio de especialistas. Isso nos confere mais credibilidade frente aos clientes”, afirmou.

Uma das soluções da empresa é o Biodrop, sistema de liberação de inimigos naturais, composto por uma cápsula biodegradável, liberada na lavoura de forma mecanizada, ou não. Em agosto deste ano, o produto o ganhou prêmio da Organização das Nações Unidas (ONU), como soluções que reduzem o impacto ambiental no desafio Camp de Ecoinovação Agrotech. O prêmio é a participação, de 12 a 14 de dezembro, de uma feira internacional de sustentabilidade, em Paris, na França.

 Mais de 150 empresas já foram abrigadas e certificadas nestas quatro incubadoras (Foto: Divulgação)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile