Menu
em

Iluminação LED nos pedágios reduz impactos ambientais

A empresa concessionária de pedágio, CCR Rodonorte, instalou iluminação a LED em sete praças e, com isso, deixará de consumir energia elétrica suficiente para abastecer uma pequena cidade.

Segundos dados da CCR, somente nas marquises das praças, as 195 lâmpadas de vapor de sódio trocadas por lâmpadas LED vão economizar o equivalente a 1,5 mil residências – levando em conta um consumo médio de 160kW/mês. Além disso, vai deixar de emitir 145.095 quilos de CO2 por ano.

A tecnologia LED (Light Emitting Diode) gera luz a partir de um efeito eletrônico, e não do aquecimento de filamentos (incandescentes) ou por descarga em gás (fluorescentes). As lâmpadas das marquises das praças, sozinhas, vão reduzir de 73 mil quilowatts para 18 mil quilowatts por ano.

De acordo com o gestor de Tecnologia da Informação da CCR, Paulo Amarante, as lâmpadas a LED não trazem ganhos econômicos imediatos, mas eficiência técnica em benefício do meio ambiente. “A tecnologia é mais cara do que as lâmpadas comuns, mas o investimento pode valer a pena. O que mais interessa é o ganho ambiental”.

Segurança

A nova iluminação traz segurança para os usuários das rodovias, que poderão visualizar de mais longe as praças. Em noites de chuva ou neblina, a potente iluminação também permite maior visibilidade. As lâmpadas de alta tecnologia precisam serão trocadas com menor freqüência e exigem menos fechamentos de pista. 

Divulgação

Praças de pedágio com novas lâmpadas vão economizar energia elétrica suficiente para abastecer 1,5 mil residências

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile