Em uma iniciativa inédita nos 95 anos de funcionamento do Serviço de Acolhimento Institucional para Idosos São Vicente de Paulo, em Castro, os 50 idosos acolhidos pela obra vicentina estão pedindo presentes de Natal via redes sociais. A campanha já viralizou na internet e está ganhado força por todo o Brasil. Os idosos postam imagem, segurando um quadro em que escrevem o que gostariam de ganhar. Na Diocese, as unidades do Serviço tanto de Castro quanto de Ponta Grossa, tiveram todos os moradores adotados.
Em Castro, são 50 os acolhidos, entre homens e mulheres. É o Serviço de Acolhimento Institucional, o antigo asilo, mais antigo da Diocese. A gente ficou surpreendido com os pedidos deles e pensamos em preservar a ingenuidade dos presentes que eles solicitaram, conta a assistente social Tânia Ramos Bartmeyer, citando que entre os pedidos estão bolo de banana, celular, passeios, ida em pastelaria, gatinho, amigos, saúde, dia de beleza. Segundo a profissional, a comunidade tem se mobilizado para satisfazer a vontade dos acolhidos. Estamos extremamente gratos porque não esperávamos tanta adesão, tanto comprometimento de todo o mundo, acrescenta.
A assistente social lembra que, já na criação da campanha, a solidariedade das pessoas chamou a atenção. As imagens dos idosos foram feitas por fotógrafas voluntárias, que vieram até o São Vicente e preparam todo o ambiente para a realização das fotos. Depois de postadas as fotos, muitas empresas, indústrias, escolas, igrejas e pessoas nos procuraram se oferecendo para realizar os desejos dos acolhidos. Um salão vai dar o dia da beleza; uma pastelaria vai oferecer uma noite por conta da casa…Sem falar que há tantos padrinhos, que os idosos vão ganhar mais que o presente de Natal. Estamos remanejando os interessados em ajudar para que tragam alimentos que os acolhidos mais gostam, roupas e sapatos que precisem. Estamos muito felizes!, ressalta.
A entrega dos presentes será no dia 17 de dezembro, com um café oferecido aos idosos e seus padrinhos. O Serviço de Acolhimento Institucional para Idosos São Vicente de Paulo, em Castro, foi criado em 25 de maio de 1922 e trabalha promovendo o protagonismo da pessoa idosa, promovendo o bem estar e a qualidade de vida de todos os acolhidos.
Ponta Grossa
Em Ponta Grossa, o Serviço de Acolhimento Institucional para Idosos São Vicente de Paulo comemora 90 anos em 2016. Na festa, que começou dia 18 de setembro e durou uma semana, houve apresentação musical, corais, dança, contação de história, bingos, café colonial e a inclusão dos acolhidos na campanha. A adesão foi tão grande, que há idosos que ganharão mais de um presente. Os pedidos vão de geladeira, forno micro-ondas a roupas, cita a assistente social Fernanda de Almeida da Silva.
São 105 idosos atendidos, dos quais 63 são mulheres. Todos estão muito ansiosos para a chegada da festa de final de ano, que ainda não tem data definida para acontecer. Estamos bem felizes, repercutiu muito a iniciativa de presentear um idoso. Empresários, comerciantes, meios de comunicação, pessoas da comunidade têm vindo até nós e doado alimentos, fraldas e também trazidos os presentes pedidos pelos acolhidos, comenta Fernanda.
O antigo Asilo São Vicente de Paulo existe desde 1926 e acolhia crianças, jovens, adultos, idosos e pessoas portadoras de necessidades especiais. Com a criação do Estatuto do Idoso foi delimitada a atuação da casa vicentina, que, como tinha mais idosos entre os atendidos, ficou oficialmente responsável pelo acolhimento desta população. O serviço recebe pessoas com mais de 60 anos, independente de comprometimento físico, mental, cognitivo e psiquiátrico. Há pessoas morando no São Vicente desde que tinham nove anos de idade.