Menu
em

Ibope coloca Péricles na frente com 49%

créditos

 

 

Péricles de Mello (PT) e Marcelo Rangel (PPS) disputam o segundo turno em Ponta Grossa

 

 

 

A pesquisa Ibope/TV Esplanada divulgada na noite de ontem, a primeira sobre a corrida eleitoral para o segundo turno em Ponta Grossa, colocou o candidato da coligação ‘Viva Ponta Grossa!’, Péricles de Mello (PT) na frente. O petista aparece com 49% das intenções de voto, enquanto Marcelo Rangel (PPS), da coligação ‘Coração Ponta-grossense’, figura com 40%. A pesquisa está registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo PR-686/2012. A votação do segundo turno acontece no próximo dia 28.

De acordo com os dados divulgados na noite de ontem, brancos e nulos somam 6%, enquanto os indecisos somam 5% do eleitorado. Para aferir os resultados, o Ibope ouviu 602 eleitores. O estudo foi coordenado pela diretora executiva de atendimento e planejamento do Ibope, Márcia Cavallari Nunes. As entrevistas foram realizadas entre os dias 17 e 19 deste mês. O intervalo de confiança do estudo é de 95%, enquanto a margem de erro é de 4% para mais ou para menos.

Considerando os votos válidos, Péricles tem 55% das intenções de voto, enquanto Marcelo Rangel teria 45%. Para realizar este cálculo são excluídos da amostra os votos brancos, nulos e também os eleitores que se declararam indecisos. De acordo com as informações do instituto, o procedimento adotado é o mesmo usado pela Justiça Eleitoral para apontar o resultado oficial da eleição.

À tarde, antes da divulgação da pesquisa, Péricles se mostrou receoso em relação aos resultados. “É difícil de avaliar porque da última vez, o Ibope errou. Mas, todas as pesquisas internas que temos realizado mostram que estamos na frente”, declarou. Rangel não foi localizado para comentar o resultado da pesquisa.

 Primeiro turno

Durante a eleição no primeiro turno, no dia 7, quando Péricles e Marcelo disputavam votos juntamente com Márcio Pauliki (PDT), Leandro Dias (PSOL) e Krystofer Bannach (PCB), Rangel teve 33,44% dos votos válidos e Péricles ficou com 32,42% dos votos.

 

Multa

Ainda nesta semana, o Ibope recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) depois de ser multado em pouco mais de R$ 53,2 mil em relação à pesquisa divulgada na véspera do primeiro turno.

 

Instituto enfrentará CPI no Paraná

 Ainda nesta semana, com o apoio de 23 parlamentares, o 2º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Reni Pereira (PSB), apresentou requerimento para constituição de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a averiguar a situação e possíveis fraudes nos resultados das pesquisas divulgadas pelo Ibope fora da margem de erro, nos vinte dias que antecederam o primeiro turno das eleições deste ano no Paraná. A comissão deverá ser composta por sete membros, com prazo de 180 dias para realizar seus trabalhos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile