em

Iapar lança feijão preto IPR Urutau em PG

O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) lança quinta-feira (28) a cultivar de feijão preto IPR Urutau, em apresentação dirigida a produtores, técnicos, dirigentes e lideranças do agronegócio. O evento será realizado no Polo Regional de Ponta Grossa, a partir das 9 horas, com a presença do secretário de agricultura e abastecimento do Estado, Norberto Anacleto Ortigara.

A IPR Urutau é indicada para plantio nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Sua principal característica é o potencial de rendimento, que pode ultrapassar a marca de 4,5 toneladas por hectare, segundo Vania Moda Cirino, especialista em melhoramento genético vegetal do IAPAR que trabalhou no desenvolvimento do material.

A nova cultivar tem ciclo semi precoce e, em média, chega à colheita em 84 dias após a emergência. Destaca-se ainda pelo bom comportamento frente às principais doenças que atingem lavouras de feijão e pelo porte ereto, característica que proporciona mais eficiência na operação de colheita.

Os grãos de IPR Urutau têm alto teor de proteína e são de rápido preparo – cozinham em cerca de 19 minutos, segundo a pesquisadora.

Os participantes também irão visitar a estação experimental, onde poderão conhecer o desempenho de IPR Urutau em condições de campo.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.