Menu
em

Handebol inicia busca por Londres

Seleção masculina de handebol faz sua estreia hoje nos Jogos Pan-Americanos, em Guadalajara; objetivo é buscar vaga para Olimpíadas do ano que vem

Wagner Carmo/COB
Capitão da seleção, Leonardo Bortolini afirma que o foco é medalha de ouro e vaga em Londres 2012

 

Os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara entram hoje em seu segundo dia disputas. Entre os destaques da programação estão as provas de natação, as finais do ciclismo, o início das disputas do vôlei de praia, além do Brasil entrar em quadra no handebol masculino e vôlei feminino.

A seleção brasileira masculina de handebol tem um objetivo bem definido em Guadalajara: o topo do pódio e a conquista da vaga para os Jogos Olímpicos Londres 2012. A estreia será às 13 horas, contra o Canadá.

A solicitação da Confederação Brasileira de Handebol de ficar fora da Vila, que inclui também a equipe feminina, foi atendida pelo COB. “Duas vagas olímpicas estarão em jogo e percebemos que essa decisão era estratégica para oferecer melhores condições aos atletas. São detalhes assim que costumam fazer a diferença”, explicou o Chefe da Missão Brasileira Bernard Rajzman. 

Este é só mais um detalhe do plano que vem sendo executado desde março, quando a seleção se reuniu. “A preparação toda foi muito boa. O time foi bem nos amistosos. Foram jogos muito intensos, e isso é importante”, acredita o técnico Javier Cuesta. Ao todo, foram 15 partidas contra Inglaterra, Dinamarca, Egito, Tunísia e Cuba. Os times se enfrentaram sempre três vezes e houve apenas duas derrotas, para Tunísia e Dinamarca. “O objetivo é ser campeão aqui e conseguir a vaga para os Jogos Olímpicos”, garantiu o técnico espanhol Javier Cuesta.

O capitão da equipe, Leonardo Bortolini, disse que agora é a hora de manter o trabalho feito desde março. “Os treinamentos aqui em Guadalajara serão importantes para nossa aclimatação”, afirmou Bortolini. O time ficará completo com a chegada de Ales e Felipe Borges, que virão direto da Espanha, onde jogam. E Cuesta poderá ter todos os seus comandados à disposição para os últimos ajustes. “Acho que nosso maior problema não será a altitude, mas o clima. Precisamos ver se estará muito seco”, alertou.

Na noite de sexta-feira o Estádio OminiLife recebeu a cerimônia de abertura dos Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011. Os 270 integrantes da delegação que participaram do desfile interagiram o tempo todo com o público mexicano, que demonstrou toda a sua admiração pelo Brasil.  Com o mesatenista e porta-bandeira da delegação Hugo Hoyama à frente do desfile, a delegação brasileira contou com atletas do hipismo, lutas, nado sincronizado, tênis, tênis de mesa, tiro com arco, tiro esportivo, futebol, pentatlo moderno, ginástica rítmica, ciclismo, boxe, taekwondo e squash.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile