em

Hackathon busca tecnologias para reduzir impactos do Covid-19 em Ponta Grossa

A Prefeitura Municipal, Universidade Estadual de Ponta Grossa e a comunidade de startups local, Campos Valley, estão lançando o “Hackathon Vida”, desafio que convida a comunidade a contribuir com ideias e soluções relacionadas a como as novas tecnologias podem colaborar com a saúde, educação, gestão de negócios e/ou sociedade, reduzindo os impactos do Covid-19.

As inscrições estão abertas até o dia 11 de maio. Podem participar acadêmicos, pesquisadores, empreendedores, designers, professores, desenvolvedores, autodidatas e demais pessoas interessadas. “É fundamental equipes já estarem montadas no momento da inscrição, onde é sugerido (mas não obrigatório) que os perfis dos participantes por equipes sejam de empreendedor, design/marketing e desenvolvimento”, aponta o edital, que destaca que a multidisciplinaridade é interessante para a geração de resultados.

O hackathon será feito de forma online de 11 a 18 de maio. “As equipes participantes terão a chance de construir e desenvolver seus projetos, ter mentorias e apresentá-los a banca de especialistas, além de aumentarem seu network e construírem conhecimento sobre temas relacionados”, destaca o edital. As equipes podem ser formadas com no mínimo 3 e no máximo 6 integrantes.

Conforme explicou à reportagem do DC a coordenadora de Fomento ao Empreendedorismo e Inovação, Tônia Mansani, como se trata de uma maratona o hackathon contará com etapas na semana de realização, que passam desde a ideação até a formulação do problema, Canvas (modelo de negócio) e protótipo.

Hackathon

Este é o terceiro hackathon promovido pela Prefeitura Municipal, mas o primeiro realizado de forma online. “No último, o Agro [realizado na Feira Paraná], foram dez equipes participantes, mas como neste ano não contaremos com estrutura física estendemos para a participação de até cem pessoas”, afirma Tônia Mansani.

Cunho social

As soluções desenvolvidas no evento deverão ser disponibilizadas gratuitamente a pequenas empresas brasileiras interessadas ou instituições públicas por no mínimo 6 meses. Os ganhadores ganharão consultorias junto aos órgãos parceiros e de apoio.

Conforme destaca a coordenadora de fomento ao empreendedorismo e inovação, são quatro áreas de enfoque – saúde, educação, gestão de negócios e/ou sociedade – e uma não compete com a outra. “O Hackathon Vida é um empreendedorismo social, voltado para para pequenas empresas que têm dificuldade de gerar inovação e ter acesso a tecnologias. Ambos os lados ganham, tanto quem participa, quanto quem poderá utilizar as soluções”, avalia Tônia, já que as equipes participantes terão a chance de construir e desenvolver seus projetos, ter mentorias e apresentá-los a banca de especialistas, além de aumentarem seu network e construírem conhecimento sobre temas relacionados.

Inscreva-se

As inscrições das equipes devem ser feitas até o dia 11 de maio pelo link https://www.sympla.com.br/hackathon-vida__839713. A entrega dos projetos deve ser feita dentro do mesmo prazo pelo link https://bit.ly/HackathonVidaPG. O canal de atendimento para tirar dúvidas sobre o processo é a página “Hackathon Vida” do Facebook (https://www.facebook.com/hackathonVida).

Depoimentos

“A chegada inesperada da pandemia coloca todos em um cenário de extrema incerteza quanto ao futuro e as dificuldades a nível global. Um evento totalmente online nos dá uma esperança e uma oportunidade da Campos Valley colocar em prática nossa missão de promover conexões entre as pessoas e incentivar o compartilhamento de conhecimento com o objetivo de contribuir para a sociedade. O objetivo do evento é a integração de conhecimento das mais diversas áreas para a elaboração de propostas inovadoras que mesmo durante o evento já possam começar a auxiliar nas dificuldades do cenário atual, e que possam continuar a evoluir, se adaptando aos novos cenários e ao mundo pós-pandemia, continuando a gerar benefício para a sociedade mesmo após o fim do evento”, aponta o Community Leader da Campos Valley, João Vitor Martins dos Santos.

“Os Hackatons possuem uma dinâmica que envolvem trabalho em equipe, oportunidade de conhecer novos colegas, networking, desenvolvimento criativo e a capacidade para tomada de decisões rápidas. O Hackaton “Vida” tem uma particularidade, pois os benefícios ultrapassam as maratonas criativas empresariais, é um evento que trará frutos para a sociedade com a inovação na resolução de problemas coletivos. A UEPG convida a comunidade a participar deste desafio”, destaca o pró-reitor de Pesquisa e Pós Graduação da UEPG, Giovani Marino Favero.

 

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.