Menu
em

Grupo japonês confirma fábrica em PG

Produção de componentes automotivos se iniciará no segundo semestre de 2012. THK Company irá gerar 150 postos de trabalho no Município

O presidente da THK Company, Akihiro Teramachi, confirmou ontem que irá construir uma fábrica em Ponta Grossa. O anúncio aconteceu no gabinete do prefeito Pedro Wosgrau Filho e foi acompanhado pelo secretário municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, João Luiz Kovaleski. O grupo irá fabricar componentes automotivos com a marca Rhythm. O valor que será investido é mantido em sigilo.

A empresa pretende construir uma fábrica de mais de 30 mil metros quadrados e trazer tecnologia de última geração para o Município. Além desta planta fabril, o grupo pretende instalar também uma unidade industrial com a marca THK para fabricação de equipamentos utilizados em uma ampla variedade de máquinas, especialmente na robótica. Esta segunda fase de implantação está prevista para dois anos após o início das operações da Rhythm.

Se as perspectivas com a primeira fase de instalação da THK em Ponta Grossa são positivas, para a segunda etapa o cenário é ainda mais animador: o presidente estima que serão oferecidas pelo menos mais mil oportunidades de emprego na futura fábrica, que deve começar a operar em 2014, empregando mão de obra qualificada e treinada, em grande parte, pela própria empresa.

“Além de ser um investimento bastante expressivo, a THK está sinalizando uma aquisição bastante importante para Ponta Grossa, que poderá empregar técnicos e profissionais em mecatrônica numa fábrica instalada aqui, que produzirá equipamentos de última geração e que prepara componentes para alguns dos sistemas de produção mais complexos da indústria”, comemora Kovaleski.

THK  

O grupo foi fundado em 1971, em Tóquio. Hoje tem fábricas e escritórios em cinco países asiáticos, nove só nos Estados Unidos e ainda unidades na Alemanha, Reino Unido, Itália, Suécia, Áustria, Espanha, Turquia, Holanda e France.

O sistema empregado pela THK foi desenvolvido pela própria empresa, que detém a patente mundial de seu sistema de movimento linear. Atualmente, a THK é responsável pelo fornecimento de componentes da barra de direção de veículos da Fiat, no Brasil. Mas seu portfólio de clientes é bastante expressivo também em outros continentes: no Japão, seus principais clientes são os conglomerados automobilísticos Nissan, Toyota, Mazda e Honda. Nos Estados Unidos, a empresa é fornecedora da General Motors e da Ford e, na Europa, atende a clientes como as alemãs BMW e Mercedes-Benz, e a francesa Peugeot e a italiana Fiat.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile