em

Grupo da UEL organiza observação de chuva de meteoros

Para acompanhar a chuva de meteoros “Perseidas”, que será vista “a olho nu” na madrugada desta quarta (12) para quinta-feira (13), o Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina (GEDAL), e o Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina (MCTL) realizam uma sessão de observação do céu. O grupo se reunirá a partir dos 45 minutos da madrugada de quinta-feira na Praça Nishinomiya, em frente ao Aeroporto de Londrina, e seguirá para a região do Limoeiro – um local afastado para facilitar a observação do fenômeno.

 

Nicolas Pedrozo

 

Durante a chuva de meteoros, também conhecidos como “estrelas cadentes”, dezenas ou até mesmo centenas de meteoros são observados em um curto espaço de tempo. Nesta semana, esses meteoros devem surgir nos céus nas proximidades da constelação de Perseu, originando o nome Perseidas. A explicação para o fenômeno é o fato da Terra cruzar o rastro de poeira deixado pelo cometa Swift-Tuttle.

A observação irá até as 5 horas, sendo que o pico da chuva de meteoros está previsto entre às 2h30 e 4h30. Para a observação deste fenômeno não é necessário o uso de telescópios ou binóculos. O GEDAL também montará telescópio no local para a observação de aglomerados de estrelas, nebulosas e galáxias.

Em Ponta Grossa não há nenhum evento especial marcado para a observação do fenômeno.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.