Entre os projetos concluídos ou em andamento estão os contornos de Castro, Marechal Cândido Rondon e Wenceslau Braz. Os contornos de Francisco Beltrão e Pato Branco já tiveram a licitação autorizada. A estimativa é que as obras recebam cerca de R$ 260 milhões em investimentos, com recursos próprios do Estado.
Atualmente, as empresas concessionárias também realizam obras de duplicação na Rodovia do Café (Ponta Grossa a Apucarana), na PR-151 (Jaguariaíva), BR-277 (trecho urbano de Guarapuava) e PR-317, entre Floresta a Engenheiro Beltrão, e BR-376, no trecho que liga Nova Esperança a Paranavaí.
Os contornos fazem parte do planejamento da Coordenadoria Técnica do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) para melhorar o sistema rodoviário estadual. De acordo com o secretário estadual da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, a construção dos contornos foram planejadas após experiências satisfatórias em outros municípios. O planejamento das rodovias está sendo feito para tirar o tráfego de veículos pesados dos perímetros urbanos, afirma.
As soluções para reduzir o impacto do tráfego pesado no meio urbano cortado por rodovias estaduais também vai beneficiar moradores de Foz do Iguaçu e Paranaguá.
No primeiro caso, o governador Beto Richa autorizou a abertura da licitação para a construção de um viaduto no cruzamento da BR-277 e a Avenida Costa e Silva, uma das mais movimentadas da cidade.
Concessão
Além dos contornos previstos pelo DER, os contratos de concessão também contemplam a construção de mais cinco contornos rodoviários que serão executados até o ano de 2021. As obras envolvem rodovias concessionadas que atravessam os municípios de Peabiru, Arapongas, Jandaia do Sul, Apucarana, Londrina e Cambé. A projeção de investimentos para todas estas obras é de aproximadamente R$ 460 milhões.