Menu
em

Governo libera recursos para equipar UPA


Pronto Atendimento atenderá 24 horas e começa a funcionar ainda este ano

As obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Castro foram concluídas em maio e na última sexta-feira (15), o governo federal, através do Ministério da Saúde liberou  recursos de R$ 500 mil para a compra de equipamentos.

De acordo com a  secretária municipal de Saúde, Maria Lídia Kravutschke, a lista dos equipamentos já está pronta e será aberto processo licitatório para aquisição de aparelho de eletrocardiograma, raio x, camas hospitalares, desfibriladores, monitores e móveis, entre outros. “Estávamos aguardando a liberação do dinheiro e logo que os equipamentos estejam comprados e instalados a UPA entrará em funcionamento, o que deve acontecer ainda este ano”, diz.

A UPA está localizada ao lado do Corpo de Bombeiros, no Jardim dos Bancários. O investimento na obra é de R$ 2 milhões, com recursos do Ministério da Saúde, incluindo o prédio com 1.352,45 metros quadrados mais equipamentos e mobiliário.

A UPA vai funcionar 24 horas e terá a função de intermediar as urgências/emergências entre os postos de saúde e unidades de Pronto Atendimento.   A estrutura física inclui consultórios, sala de raio x, banheiros, cozinha e área de atendimento para urgências e emergências. Contará com médicos plantonistas 24 horas, posto de coleta de material para laboratório, raio x, equipamentos para atendimento cardiológico, salas de observação adulto e pediátrica onde o paciente poderá permanecer até 24 horas para estabilização do quadro clínico. Os usuários serão atendidos após triagem de classificação de risco para priorizar o atendimento.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile