em

Governo garante fundos de fomento para empreendedores

Na manhã de ontem (22), a governadora Cida Borghetti assinou a regulamentação dos três fundos criados pelo Governo do Estado para fomento de micro e pequenas empresas paranaenses. São eles o Fundo de Aval Garantidor, Fundo de Capital de Risco e Fundo de Inovação.

“Objetivo é que os pequenos negócios tenham suporte para poder crescer, já que são grandes geradores de emprego e renda”, afirmou a governadora. Cida destacou o Fundo de Aval Garantidor das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Paraná (FAG/PR), que vai facilitar a vida do empresário no momento de contratar crédito. “Antes, para buscar crédito, era preciso o aval de um parente ou amigo. Com esse fundo, isso não será mais necessário”, afirmou.

Segundo a coordenadora da Sala do Empreendedor em Ponta Grossa, Tônia Mansani, os fundos de fomento irão incentivar o crescimento das pequenas empresas. “Qualquer tipo de incentivo financeiro ajuda e muito os empreendedores. Agora no final do ano é fundamental esse tipo de auxílio. Assim o dinheiro circula e gera empregos e benefícios para a população”, explica.

Em Ponta Grossa, as micros e pequenas empresas representam 97% do setor. Ou seja, aproximadamente 39 mil empreendedores. A sala do empreendedor, que fica na prefeitura, já financiou R$900 mil de crédito para as pequenas empresas só em 2018. Mansani expõe que na maioria das vezes, o empreendedor pega o dinheiro para capital de giro da empresa. Para ela, o fundo de aval é que fará diferença para estabilizar e consolidar uma empresa. “O Fundo de Aval é um auxílio muito bom para o empreendedor. Porque a grande dificuldade das pequenas empresas é o avalista. Nesse caso, o Governo vai ser o avalista, o que pode e vai facilitar e muito a consolidação das empresas no Paraná”, ressalta.

Detalhes

Além do Fundo de Aval Garantidor, foram regulamentados o Fundo Capital de Risco do Paraná (FCR) e o Fundo de Inovação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (FIME). O Fundo de Aval foi criado para que os pequenos negócios possam superar uma das maiores barreiras de acesso ao crédito: a falta de garantia.

O Fundo de Capital de Risco permitirá aportar recursos em empresas de micro e pequeno porte com potencial de crescimento rápido. O FCR oferecerá custos menores do que o crédito bancário e será composto com recursos do Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDE) e outras fontes. O terceiro fundo, o Fime, visa ampliar a competitividade das micro e pequenas empresas. Ele permitirá financiar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação neste segmento.

Regularização dos fundos foi assinada pela governadora (foto: divulgação)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.