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Governo Digital amplia serviços para a população

O Paraná vai ampliar os serviços oferecidos por meio do Governo Digital. A plataforma, que integra diversos sistemas do estado e oferece informações personalizadas ao usuário, já disponibiliza mais de 200 serviços online, que vão do pagamento do IPVA à consulta a vagas de emprego.

Em breve, o sistema vai permitir, por exemplo, alertar os pais de filhos matriculados em escolas estaduais que estiverem próximo do limite de faltas, assim como informar o cidadão que registrou uma queixa no Procon sobre o andamento do seu processo. Tudo isso de forma proativa. Ou seja, sem que seja necessário fazer uma busca.

Todas as áreas do governo foram acionadas para avaliar e indicar novos processos que podem ser integrados à plataforma digital. “Temos o desafio de tornar o governo cada vez mais eficiente”, afirmou o secretário estadual de desenvolvimento urbano, Silvio Barros, durante a reunião do secretariado realizada ontem (21). Segundo ele, o objetivo é fazer com que o governo participe efetivamente da vida das pessoas, oferecendo soluções que agilizem e desburocratizem procedimentos, melhorando a vida do cidadão.

Neste sentido, uma das ideias que já está sendo testada é a visita virtual a detentos, que utilizará a ferramenta digital para facilitar o acesso de familiares que não podem fazer visitas presenciais. “As visitas virtuais vão se estender por todo o sistema presidiário. É uma opção boa para todos, já que reduz os riscos e diminui muito a burocracia”, afirmou Barros.

O secretário informou ainda que as prefeituras paranaenses também poderão utilizar a plataforma. Para viabilizar isso, o governo estuda uma forma de financiar as adequações tecnológicas necessárias aos municípios.

Acesso

O site (governodigital.pr.gov.br) tem três formatos de acesso: o anônimo, que não pede nenhum dado do usuário e em que todos os cidadãos recebem as mesmas informações; o identificado com CPF, que apresenta serviços gerais e informações direcionadas àquele usuário, sem revelar quem é a pessoa; e o autenticado, cujos serviços são personalizados  e o usuário pode receber, inclusive, informações de seu interesse via celular.

Para ter acesso a esse nível, é necessário ter a Identidade Digital, disponível para quem fez recentemente uma coleta biométrica por meio da emissão de documentos como a Carteira Nacional de Habilitação ou a Carteira de Identidade.

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