em

Governo amplia oferta de crédito a projetos inovadores

Em busca da consolidação de uma cadeia moderna e produtiva em todo o Estado, o Governo do Paraná ampliou o acesso a crédito voltado a projetos inovadores. O Instituto de Tecnologia do Paraná e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) firmaram um acordo de cooperação técnica que permite dar apoio a empreendimentos instalados dentro da Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec).

O termo foi assinado ontem (26) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, pelo diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, e pelo diretor de Operações do BRDE, Wilson Bley Lipski, durante reunião do secretariado, no Palácio Iguaçu.

"Queremos facilitar o crédito para permitir que boas ideias saiam do papel, criando uma grande corrente de inovação que se espalhe pelo Estado inteiro", afirmou Ratinho Junior. "Essa cooperação técnica reforça a preocupação do governo em transformar o Paraná no Estado mais inovador do País", completou.

O acordo prevê o desenvolvimento de ações conjuntas para concretizar o apoio a crédito para empresas inovadoras, por meio da avaliação do mérito tecnológico e de inovação de projetos e de enquadramento para as linhas de financiamento disponíveis.

FUNCIONAMENTO – A ideia é que o Tecpar seja capacitado para poder validar projetos que atendam aos requisitos de financiamento do BRDE, tornando-se interveniente das empresas incubadas no acesso a crédito voltado a projetos inovadores.

Callado explicou que caberá à Intec chancelar o mérito tecnológico e de inovação do projeto. A partir disso, a empresa passa a ter um encaminhamento mais ágil ao financiamento junto ao BRDE. "Muitas vezes o empresário tem dificuldade em enquadrar seu projeto nas linhas de financiamento das instituições financeiras. Queremos, com esse acordo, oferecer um apoio extra aos incubados", destacou.

INOVA – O acordo entre as duas instituições prevê que os incubados terão acesso prioritário ao Programa de Fomento à Inovação – BRDE Inova, que tem como objetivo fortalecer a atuação do BRDE no segmento de inovação no ambiente produtivo.

De acordo com diretor de Operações do BRDE, a iniciativa atende a um pedido do governador para que o banco proporcione condições para ampliar a geração de emprego e renda no Paraná por meio de projetos inovadores. Lipski ressaltou que parte dos R$ 300 milhões separados pelo banco para ser aplicados no Estado serão destinados justamente a projetos que integram o BRDE Inova.

"O BRDE é o maior repassador de linhas de inovação do Brasil, mesmo trabalhando apenas nos três estados do Sul. Queremos levar as linhas de financiamento para que o Paraná se transforme de fato no Estado mais moderno do Brasil, com o banco atrelado à estratégia do governo", afirmou o diretor.

Atualmente, cinco empresas passam pelo programa da Intec, com o desenvolvimento de tecnologias em diversas áreas: Compracam, Forrest Brasil Tecnologia, Toys for Boys – Chemistry Automotive, Bley Energias e IJP.
 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.