em

Governador Beto Richa deixa cargo dia 6 para disputar vaga no Senado

Após reunião com o secretariado no fim da manhã desta segunda-feira (26), o governador Beto Richa (PSDB) anunciou, oficialmente, em entrevista coletiva, que deixará o Palácio Iguaçu no dia 6 de abril, para disputar uma vaga no Senado Federal. A Justiça Eleitoral determina que 7 de abril é o prazo final de desincompatibilização de cargo para quem vai concorrer a um mandato eletivo nas eleições de outubro.

Embora a saída já fosse dada como certa, o comunicado oficial foi feito só nesta segunda, em pronunciamento acompanhado pela vice-governadora Cida Borghetti (PP); o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Ademar Traiano (PSDB), secretariado e assessores do governo.

Antes de anunciar que vai "construir uma candidatura ao Senado", Richa fez um balanço da gestão em diferentes áreas. Ele ressaltou ainda o processo de aprovação do ajuste fiscal, em 2015, e que contou com a aprovação da maioria dos deputados. "Foram medidas duras e impopulares, mas hoje o Paraná tem situação privilegiada no cenário nacional, com a melhor situação fiscal e financeira do Brasil. Quem colhe os frutos são todos os paranaenses", ressaltou.

Segundo ele, a decisão de concorrer ao Senado é fruto de apoio dos partidos aliados, que fazem parte de sua base quando elegeu-se prefeito de Curitiba e depois, nos dois mandatos como governador. "Saio de cabeça erguida na certeza que cumpro com a minha obrigação enquanto gestor público e político", completou.  

Cida assume

Ao destacar os avanços que o Paraná teve nos últimos anos, Beto destacou a "importância vital" da vice-governadora Cida Borghetti, que assume o governo a partir do dia 7 de abril. "A Cida participou de todos os avanços e nunca tivemos problema de relacionamento. Ela ajudou na relação com o secretariado e com boas propostas que foram aplicadas, muitas delas, em políticas públicas. Deixo o Estado em boas mãos, em mãos seguras e limpas para tocar o governo ", enfatizou Richa.

A vice-governadora assume o Governo do Paraná dia 7 de abril e é pré-candidata ao governo do Estado pelo Partido Progressista.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.