em

Ginástica faz história com ouro inédito no Pan

Washington Alves / Inovafoto / COB
Equipe de ginástica faturou a milésima medalha do Brasil em Jogos Pan-Americanos

 

A ginástica artística do Brasil mostrou sua força nesta terça-feira, dia 25, e fez história em Guadalajara 2011. Capitaneada por Diego Hypólito, a equipe masculina, prata em Santo Domingo 2003 e Rio 2007, conquistou não apenas um ouro inédito, mas também a milésima medalha do país na história da competição. 

Diego Hypolito, Francisco Barreto, Petrix Barbosa, Péricles da Silva, Athur Zanetti e Sergio Sasaki mostraram consistência nos seis aparelhos que compõem a ginástica masculina (solo, cavalo com alças, argolas, salto sobre o cavalo, barras paralelas e barra fixa) e somaram 346.100 pontos, deixando para trás o tradicional rival e medalhista de ouro em 2007, a equipe de Porto Rico, com 344.850, e os Estados Unidos, com 342.000.

Além do ouro, os brasileiros ainda se garantiram em oito finais individuais. Na disputa individual geral, Sergio Sasaki, primeiro colocado depois desta terça, e Petrix Barbosa brigarão por medalha nesta quarta-feira. Sérgio Sasaki ainda disputará as finais por aparelho no solo, cavalo com alças e barras paralelas; Diego Hypólito brigará pela medalha no solo e no salto sobre o cavalo; e Arthur Zanetti garantiu uma vaga na final das argolas.  

Ginasta mais experiente da equipe, Diego contou com o auxílio luxuoso de Sasaki para comandar o Brasil na luta pelo ouro. O campeão mundial no solo fez a sua parte e garantiu a melhor nota do Brasil no aparelho, mas as boas exibições do estreante em todas as rotações foram fundamentais para garantir uma pontuação superior à de Porto Rico. “Não sabia que era a milésima medalha, é um ouro histórico mesmo!”, vibrou Diego. “Essa era a medalha que eu mais queria aqui. Ela tem um sabor muito especial, porque é resultado de um trabalho de equipe muito forte. Sempre fiz questão de dizer que não existe só o Diego na ginástica masculina e está provado agora. Temos vários atletas do mesmo nível e isso faz com que a gente cresça, porque ninguém está totalmente seguro na seleção. Ganhar de Porto Rico, Estados Unidos e Canadá não é uma coisa fácil, estou muito feliz com essa conquista”. 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.