em

Gasolina deve ficar mais cara em Ponta Grossa a partir desta quarta-feira

A Petrobras aumentou em 10% o preço da gasolina nas refinarias nesta terça-feira (9). O repasse deve ser um pouco menor para o ponta-grossense, entre 6 a 7%, dependendo do posto, porém o combustível já fica mais caro a partir desta quarta-feira (10). A informação é do presidente da Associação dos Operadores dos Postos de Combustíveis de Ponta Grossa e Região, Helio Sacchi.

Este é o quinto aumento da gasolina nas refinarias em praticamente um mês, porém, dos quatro anteriores, apenas dois culminaram em reflexos nos preços de Ponta Grossa. De acordo com levantamento do Diário dos Campos, os dois primeiros aumentos da Petrobras, de 12% no dia 7 de maio e 10% no dia 14 não encareceram o combustível na cidade; pelo contrário, nas duas semanas o preço médio do litro, monitorado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), caiu 0,17% e 0,89%, respectivamente.

Na semana de 24 a 30 de maio, dias depois do aumento de 12% nas refinarias, válido a partir de 21 de maio, o preço médio do litro local subiu apenas 0,63% e, finalmente, na semana posterior o aumento acompanhou a reposição nacional: de 31 de maio a 6 de junho tanto o preço médio quanto o preço mínimo subiram 5%, mesma variação repassada pela Petrobras a partir do dia 26.

Apesar dessas altas consecutivas, a gasolina nas refinarias possui um acumulado de -30,9% no ano, e na última semana, segundo levantamento da ANP, estava com o preço médio custando R$ 3,504 em Ponta Grossa e o mínimo R$ 3,35.

De acordo com Sacchi, inicialmente os postos de combustíveis de Ponta Grossa não acompanharam as altas da Petrobras nas refinarias devido à queda nas vendas. “O movimento de etanol e gasolina está muito pequeno, e por isso o próprio vendedor vai segurando o preço para segurar o cliente. A venda caiu muito em meio à pandemia, e em maio deram apenas uma pequena aumentada”, afirma o representante do setor.

“Agora deve ser uma tendência voltar a subir o preço na bomba devido à essa perda que tivemos nas outras altas da Petrobras. É praticamente o mercado que está definindo os preços”, conclui Hélio Sacchi.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.