O Athletico Paranaense estreou, nesta terça-feira (5), na Conmebol Libertadores 2019. Pela primeira rodada da fase de grupos, o Furacão foi até Ibagué, na Colômbia, para enfrentar o Tolima.
No Estádio Manuel Murillo Toro, os donos da casa levaram a melhor e venceram por 1 a 0. O próximo desafio rubro-negro na competição será em Curitiba, diante do Jorge Wilstermann, da Bolívia, na próxima semana.
Mesmo fora de casa, foi o Furacão quem começou no ataque. Logo aos dois minutos, chegou bem pelo lado esquerdo. Nikão recebeu no meio e lançou para a ultrapassagem de Renan Lodi. O lateral cruzou na área, mas o goleiro conseguiu afastar.
Aos 11 minutos, o técnico Tiago Nunes teve que fazer a primeira alteração na equipe. Madson roubou a bola no campo de defesa, mas sentiu e precisou deixar o campo. José Ivaldo entrou na equipe.
Aos 17 minutos, Léo Pereira lançou para Rony, que ganhou em velocidade e tocou para o meio da área. Marco Ruben finalizou de primeira e a bola passou com muito perigo, à direita do goleiro Montero.
O time da casa respondeu dois minutos depois. Luis González recebeu dentro da pequena área e finalizou. A bola bateu em Santos e foi para a linha de fundo.
E o Tolima abriu o placar aos 29 minutos. Após cobrança da direita, a bola foi desviada de cabeça e Santos fez a defesa parcial. No rebote, Banguero completou para as redes.
O Rubro-Negro ainda chegou com perigo em jogadas de velocidade, principalmente com o atacante Rony, mas não conseguiu marcar na primeira etapa.
Assim como foi no início do jogo, o Furacão voltou para o segundo tempo no ataque e quase marcou aos dois minutos. Rony cruzou rasteiro e o goleiro cortou com o pé. Mas a bola bateu no zagueiro e acertou a trave.
Renan Lodi chegou bem aos 11 minutos. O lateral avançou pela esquerda e bateu cruzado. O goleiro colocou para escanteio. O time da casa explorou as jogadas pelo alto e chegou duas vezes com perigo ao ataque athleticano.
O Furacão teve dois gols anulados. Aos 20 minutos, Tomás Andrade recebeu na direita, cruzou rasteiro na área e Thiago Heleno completou para o gol. Mas foi marcado impedimento do meia argentino. Cinco minutos depois, Marcelo marcou, mas também em posição irregular.
O Athletico seguiu pressionando e quase marcou com Nikão, em chute forte de fora da área, que ficou nas mãos do goleiro colombiano. Aos 44 minutos, Rony bateu forte e exigiu nova defesa de Alvaro Monteiro.
Ficha técnica: Tolima 1×0 Athletico Paranaense
Conmebol Libertadores: Fase de grupos – 1ª rodada
Data: 05/03/2019 [terça-feira]
Horário: 21h30
Local: Estádio Manuel Murillo Toro, em Ibagué [Colômbia]
Tolima: Alvaro Montero; Juan Arboleda, Julian Quiñones, Johnny Mostasilla e Davonis Banguero; Rafael Carrascal (Yeison Gordillo, aos 14’ do 2º T), Larry Vásquez e Carlos Robles; Luis González (Balanta, aos 33’ do 2º T) e Omar Albornoz (Alex Castro, aos 40’ do 2º T); Marco Pérez.
Técnico: Alberto Gamero
Gol: Davonis Banguero, aos 29’ do 1º tempo
Cartões amarelos: Carlos Robles, aos 42’ do 1º tempo; Juan Arboleda, aos 22’ do 2º tempo
Athletico Paranaense: Santos; Madson (José Ivaldo, aos 11’ do 1º T), Thiago Heleno, Léo Pereira e Renan Lodi; Camacho (Marcelo, aos 20’ do 2º T); Nikão (Braian Romero, aos 38’ do 2º T), Bruno Guimarães, Tomás Andrade e Rony; Marco Ruben.
Técnico: Tiago Nunes
Cartões amarelos: Léo Pereira, aos 21’ do 2º tempo; Thiago Heleno, aos 47’ do 2º tempo.