Menu
em

Fundação assume gestão médica no Hospital Municipal

Rodrigo Covolan

Ontem, representantes da Prefeitura e da Fauepg se reuniram no Hospital Municipal

 

A partir de hoje, a gestão médica do Hospital Municipal de Ponta Grossa ficará sob a responsabilidade Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Fauepg). A passagem da administração do HM, da Prefeitura para a fundação, ficou acordada em contrato assinado no final do mês de setembro. Ainda ontem, representantes da fundação e da Prefeitura se reuniram na instituição hospitalar. Objetivo foi conhecer os detalhes e as condições de funcionamento do hospital.

“A estrutura do hospital melhorou bastante nos últimos anos o que, para mim, foi uma surpresa. A UTI está sendo reformada novamente e verificamos uma melhora grande no centro cirúrgico. Encontramos uma estrutura boa, o que precisa – agora – é melhorar a qualidade médica”, comenta o coordenador médico da Fauepg e Secretaria Municipal de Saúde, Carlos Henrique Ferreira Camargo.

De acordo com ele, o convênio também permitirá a criação de protocolos de atendimento, melhorando o fluxo de pacientes. “Claro que as mudanças não ocorrerão do dia para a noite. A melhoria na qualidade do atendimento vai acontecer em médio e longo prazos, mas a nossa intenção é transformar esse hospital em referência”, enfatiza.

O coordenador do convênio entre a Fauepg e a Secretaria Municipal de Saúde, Everson Krum, detalha que a participação da Fauepg não se limitará a prover de médicos o Hospital Municipal. “Trata-se de um projeto de mudança no modelo de assistência oferecido, atualmente, pelo Hospital Municipal”.

Krum explica, ainda, que a Fundação será responsável pela gestão de toda a área médica, com exceção dos setores de ortopedia e radiologia, que permanecem sob a responsabilidade da Prefeitura. “Não cabe à Fundação, ainda, a direção administrativa e de gestão das outras áreas como enfermagem, farmácia, nutrição, hotelaria hospitalar, serviço social, compra de materiais e medicamentos. Mas essas áreas receberão auxílio técnico no que for preciso para elaboração de protocolos, treinamentos e estágios acadêmicos”.

Foco, ainda de acordo com Krum, será garantir que – em caso de falta de médicos – sempre haja substituto à disposição dos pacientes. “Atualmente, o Hospital Municipal não possui diretor clínico, portanto não há como resolver situações relacionadas a possíveis desvios de conduta médica ou falta ao plantão. Também, no hospital, vamos implantar a ‘classificação de risco’, ou seja, o paciente receberá o atendimento conforme a gravidade”.

CAS

O CAS Central, que atende ao lado do Hospital Municipal, também será gerenciado pela Fauepg. Através da Fundação, serão contratados dois médicos, à disposição das 7 às 21 horas. “No total, no CAS Central, serão quatro médicos à disposição da população, contando com os dois profissionais que já atendem no local”, explica Everson Krum. No CAS, estão disponíveis consultas eletivas e procedimentos menos complexos, como inalação e injeções.

Urgentes

Everson Krum salienta que o Hospital Municipal presta atendimento a casos de urgência e emergência. De acordo com Krum, em casos não urgentes, como consultas médicas por exemplo, o paciente deve buscar atendimento nas unidades de saúde ou, ainda, nos Centros de Atenção à Saúde (CAS)

 

HM terá a partir de hoje

– 3 médicos clínicos, sendo dois 24 horas por dia e o terceiro em horários de maior procura;

– Médico rotineiro para acompanhar pacientes em observação;

– Um médico responsável para cada 10 pacientes internados para efetuar os acompanhamentos necessários;

– Um cardiologista e um neurologista, que farão visitas diárias e, ainda, ficarão de sobreaviso noturno;

– Um médico na UTI 24 horas por dia, além de outros dois médicos, com título de especialista em UTI, sendo um responsável pelo setor e, o segundo, responsável pela ‘visita aos pacientes’

 

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile