em

Frio aumenta risco de infarto e outras doenças do coração

Grupo de idosos de uma unidade de saúde se exercita para espantar o frio e proteger o coração / Foto: Mario Hirano/Divulgação

A aproximação do inverno é um fator preocupante para a saúde. Isso porque o frio faz aumentar o risco de doenças cardíacas. Segundo o médico cardiologista Carlos Augusto Marques, alguns estudos mostram que a chance de morte por infarto cresce 30% nos dias mais frios e em pessoas com mais de 70 anos, essa porcentagem pode chegar a até 45%. Além disso, nessa época do ano, aumenta em 20% o número de internamentos por insuficiência cardíaca descompensada. As pesquisas também mostram que durante os dias mais frios as pessoas estão mais propensas a desenvolver crises de hipertensão arterial, arritmia cardíaca, angina, trombose venosa profunda e acidente vascular cerebral (AVC).

“Sem dúvida a temperatura interfere na saúde do coração. O aumento da incidência dessas doenças está relacionada a fatores fisiológicos e aos hábitos das pessoas”, explica Carlos. Na questão fisiológica, o cardiologista comenta que o organismo precisa produzir mais energia e calor para suportar o frio, o que acaba sobrecarregando o coração.

 

LEIA A MATÉRIA COMPLETA NA EDIÇÃO IMPRESSA DO DC DESTE DOMINGO

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.